Um homem enorme com uma arma como uma mão que chefia a organização anti-Shinra AVALANCHE. Quatro anos atrás, quando Barret era apenas um mineiro de carvão em Corel, as tropas de Shinra queimaram sua cidade natal para encobrir um incidente que ocorreu durante a construção de um reator Mako. Barret perdeu a esposa e a mão direita e prometeu vingança contra a organização Shinra. Ele resgatou a filha de seu melhor amigo, Marlene, dos destroços da vila, e a adota, com muito amor. Um homem leal de comportamento áspero. Pensar com lógica e calma não é seu ponto forte.
Falas memoráveis
"O planeta está morrendo, Cloud!" - Em Mako Reactor 1, irritado com a indiferença de Cloud enquanto eles tentam destruir o reator.
Barret, que fala sobre salvar o Planeta, fica ofendido quando Cloud parece desinteressado em participações tão vitais. Apesar de suas palavras idealistas, Barret inicialmente se preocupou muito mais com a vingança da Shinra do que com a preservação do planeta.
"Ei, é melhor vigiar minhas costas até o fim... parceiro!" - Na filial da Shinra em Junon, murmurando seu compromisso de resistir à perseguição enquanto ele foge.
Depois que Scarlet atirou em sua mão direita, Barret a substitui por um braço protético. Até hoje, essa engenhoca mecânica é o parceiro insubstituível de Barret no campo de batalha.
"Estou indo, indo, indo, fui! E estou deixando o pensamento para você!" - Em Kalm, recusando-se a ouvir Cloud e ansioso para derrotar a Shinra.
O pensamento estratégico é o ponto fraco de Barret. Embora o mistério de Jenova o confunda, Barret decide se concentrar em parar Sephiroth e a Shinra.
"Mas você precisa entender que não há como sair deste trem em que estamos, até chegarmos ao fim da linha".- Em Gongaga, encorajando um Cloud ambivalente depois que Cloud deu a Black Materia a Sephiroth.
Barret compara a estrada em que eles estão viajando para um trem rolando incansavelmente pelos trilhos. Ele faz isso uma segunda vez quando tenta animar Tifa.
"... Sério? Para salvar o planeta? Todos nós... Nós todos odiamos a Shinra... Eu tenho que continuar? Eles... eles vão me perdoar?" - Em Cosmo Canyon, analisando seus feitos quando aprende sobre o estudo da vida no Planeta.
Ele usou os objetivos elevados como desculpa para se vingar da odiada Shinra Company. Mas, ao ouvir a história de Bugenhagen, Barret começa a se reavaliar.
"Estou lutando por Marlene. Por Marlene... Pelo futuro de Marlene..." - Na Highwind, reexaminando suas razões para lutar pouco antes do confronto final.
Sentindo-se arrependido por perder o foco em seu desejo de vingança, Barret reflete pensativamente sobre suas ações. Tendo abandonado sua causa original, no final, Barret fica satisfeito lutando por sua amada filha.
Momentos memoráveis
Vidas Dispersas
Biggs, Wedge e Jessie morrem protegendo o Plate Support. Barret não apenas falha em salvar seus soldados, mas também não pode impedir a morte de muitos moradores do distrito. Olhando em volta para a destruição, ele renova seu ódio pela Shinra.
Como um urso vestindo um marshmallow
Barret veste um uniforme de marinheiro a bordo do navio de carga na viagem para Costa del Sol. Seus amigos dizem que sua roupa é fofa e mesmo que ele solte uma bufada, ele não parece tão chateado quanto afirma estar.
Perdendo tudo para a Shinra
Há quatro anos, Scarlet era responsável pela construção do reator de Corel Mako. Ela incendiou a vila, matando Barret e seu amigo no processo. Barret perdeu a mão direita e Dyne caiu no vale abaixo. A partir desse dia, Barret seguiu um caminho de vingança.
Adeus a um velho amigo
O verdadeiro pai de Marlene, Dyne, enlouqueceu e agora aponta sua arma para todo mundo, não apenas para os agentes da Shinra. Barret o confronta individualmente, em um esforço para deixar seu passado para trás.
O encontro proibido?
Se Cloud está se dando melhor com Barret do que as garotas neste momento da história, os dois sairão para um encontro na Gold Saucer. O que vem desse encontro inesperado não é nada demais, Barret pergunta a Cloud se ele tem uma garota que ele gosta e fica com raiva quando pensa que pode ser Marlene.