O FF10 é o último Final Fantasy com jeito de Final Fantasy. O jogo é muito mais desafiador do que a maioria de seus antecessores e consegue dar ao jogador uma enorme quantidade de opções na maneira como seus personagens evoluem (tanto estatisticamente quanto emocionalmente), enquanto ainda os empurra gentilmente no caminho certo. A adição de personagens, expressões e vozes em 3D mais verossimilhantes adiciona um elemento totalmente novo ao jogo; é realmente como assistir a um filme às vezes e os personagens têm muito mais profundidade do que nunca. Outro ponto a ser mencionado é que este jogo pode ser jogado normalmente para terminar, mas você também pode optar por fazer *tudo*, o que leva o dobro do tempo(!), então há algo para todos. Já o jogo de Blitzball pode não ter sido uma boa ideia... Ainda é mais divertido jogar Triple Triad do FF8. FF10 é muito mais uma revolução do que uma evolução, com sistemas totalmente novos para quase tudo! Aqui está um resumo dos motores do jogo.
Inovações básicas
- Tudo, incluindo modelos de personagens e locais, é em 3D. Um mapa na parte superior da tela permite manter o rumo.
- Todo personagem nomeado e muitos outros sem nome têm voz! A dublagem não é perfeita, mas certamente acrescenta muito à experiência. As legendas são opcionais.
- Não existe mapa do mundo em si; a maior parte do jogo leva você de um lugar para outro. Quando você obtém a airship, pode simplesmente escolher um local para ir de uma lista e seguir para lá automaticamente.
- Você pode ter até sete personagens no seu grupo, mas apenas três podem participar da batalha ao mesmo tempo. (Mais ou menos. Veja abaixo.)
- Em qualquer save point, você recupera automaticamente todo o HP / MP e pode jogar Blitzball ou embarcar na sua airship(depois de passar em determinados pontos da história). Blitzball é uma espécie de cruzamento entre futebol e pólo aquático e vem completo com equipes, ligas, torneios, técnicas, formações, estatísticas do jogador, recrutamento e salários de jogadores e prêmios. Os prêmios podem incluir mais técnicas e formações, novos Overdrives, esferas ou itens.
- Overdrives são ataques poderosos ou movimentos que cada personagem pode usar. No início, o medidor de Overdrive funciona como os limites do FF7 (sofre dano e aumenta), mas você pode aprender novos modos de Overdrive que fazem o medidor encher quando você ataca o inimigo, por exemplo ou quando usa uma técnica de cura.
- Cada personagem possui armas e armaduras únicas (uma de cada uma pode ser equipada). Em vez de aumentar as estatísticas (embora eles possam aumentar coisas como HP / MP / Defense/ Strength), o equipamento geralmente adiciona habilidades úteis, como proteção contra status negativo/elemental ou outras habilidades automáticas. Mais tarde no jogo, você pode personalizar o equipamento para adicionar suas próprias habilidades (desde que ele tenha um espaço livre, no máximo de 4). Itens devem ser usados quando habilidades são adicionadas ao equipamento. O nome e a aparência do equipamento podem mudar quando certas habilidades são adicionadas a ele. Uma habilidade não pode ser removida depois de adicionada.
- Em vez de ganhar EXP após a batalha, os personagens ganham AP. Depois que uma certa quantidade de AP é obtida, o personagem ganha um Sphere Level. Esse nível pode ser gasto no Sphere Grid. Os personagens usam seus Sphere Levels para mover-se pela grade de nó em nó, e usam attribute Spheres (geralmente derrubadas por inimigos) para ativar nós na grade que concedem upgrades permanentes para os stats/HP/MP ou novas habilidades.
- Mais tarde no jogo, mais Spheres se tornam disponíveis, permitindo que um personagem "desbloqueie" partes do Sphere Grid, se mova pelo Grid mais rapidamente ou troque um nó vazio por outro nó.
- Qualquer habilidade pode ser aprendida por qualquer personagem, embora você possa ter que desbloquear vários bloqueios e percorrer uma certa distância para que alguns personagens aprendam habilidades que eles "não estão predestinados" a aprender. De fato, todo personagem deve eventualmente deixar seu caminho e seguir o caminho de outra pessoa (eles chegam ao fim de seu próprio caminho antes que você ganhe 99 Sphere Levels com um personagem).
- Os Aeons de Yuna não apenas aparecem, fazem um ataque e desaparecem; em vez disso, eles assumem o controle de toda o grupo até serem derrotados ou demitidos. Aeons também podem aprender Abilities de forma semelhante à personalização de equipamentos. Eles também podem ter seus atributos (stats) aumentados usando attribute Spheres.
- Se um Aeon for derrotado, ele não poderá ser usado até que você lute várias batalhas para que ele possa se recuperar. Ele recupera a HP de maneira semelhante. Ir para um save point restaura todos os Aeons.
- À medida que a história avança, você encontrará Al Bhed Primers. Al Bhed é um idioma criado pela troca de uma letra em inglês por outra. Quando um Al Bhed fala, todas as letras que você aprendeu terão uma cor diferente, para que você possa juntar o que ele está dizendo com base nas letras que aprendeu até agora.
- Embora você não consiga andar em Chocobos no mapa do mundo, você pode montá-los em certas grandes áreas de "pseudo-mapa do mundo": a Mi'ihen Highroad e Calm Lands. Você também pode disputar corridas com eles!
Inovações em batalha
- A batalha não é mais em tempo real. Em vez disso, semelhante ao FF Tactics, você pode ver exatamente quando cada personagem e inimigo tomará sua vez.
- Você pode trocar os personagens da batalha a qualquer momento e substituí-los por outro personagem de backup, sem perder um turno.
- Personagens que não realizam pelo menos uma ação na batalha (mesmo defendendo) não ganharão AP após a batalha. Gil é ganho após a batalha como a maioria dos FFs.
- Toda ação ocupa uma certa quantidade de "tempo" (ou seja, esse personagem precisará de mais tempo para se recuperar da ação). Técnicas mais fortes e overdrives requerem mais tempo de recuperação.
- Armas e armaduras podem ser trocadas durante a batalha com um pequeno custo de tempo de recuperação.
- Todo personagem tem uma "especialidade", como inimigos voadores, inimigos blindados ou elementais. A troca estratégica do personagem correto, dependendo dos inimigos, produzirá os melhores resultados.
- Derrotar um inimigo com um golpe final que causa muito mais dano do que o inimigo tem de HP restante resulta em um "Overkill". Inimigos mortos com Overkill deixam mais AP e itens.
- Os Aeons de Yuna não podem usar itens, mas cada um tem uma habilidade especial (que atrasa o turno de um inimigo, atinge todos os inimigos, causa a morte, etc.) e cada um tem dois especiais: Boost, que aumenta a taxa de preenchimento do medidor de Overdrive, mas diminui defesa e Shield, que tem o efeito oposto.
- Aeons basicamente têm todos os modos Overdrive ativados de uma só vez (qualquer coisa que eles fazem adiciona ao medidor).
- A maioria dos itens (além dos itens de cura) não pode ser usada em batalha sem a habilidade "Use" de Rikku.
- Algumas armas têm a habilidade "Sensor", que exibe o elemental/status do inimigo e o HP o tempo todo, sempre que ele é posto como alvo.
- Dependendo de quão longe os personagens estão na história e quem está no grupo, eles podem gritar certas tiradas durante a batalha.
- Todo personagem pode "escapar" - um de cada vez. Se um personagem escapar da batalha, mesmo que os outros dois morram, o jogo continuará.