Yuna é uma summoner, que irá formar uma grupo para realizar a Final Summoning, que irá derrotar Sin, um ser que vive causando destruição em Spira. Sin um dia já foi derrotado por Yunalesca, que inventou o ritual da Final Summoning, com a primeira fayth para a Final Aeon sendo o seu próprio companheiro Zaon, que acabou sendo o primeiro a suceder Sin. Yunalesca sabe que para derrotar Sin definitivamente, somente destruindo Yevon que está no seu interior. Não vendo como fazer isto, ela inventa o ciclo de vida, morte e esperança que é propagado pelo Temple of Yevon. Outra pessoa que também já derrotou Sin foi Braska, pai de Yuna, com uma mulher Al Bhed que é irmã de Cid. Cid tem dois filhos, Brother e Rikku, o que torna Cid e Rikku, tio e prima de Yuna, respectivamente.
Rikku fará parte do grupo de Yuna, junto de Lulu, Wakka, Auron, Tidus e Kimahri. Lulu e Wakka são amigos desde infância. Lulu já foi noiva de Chappu, irmão de Wakka. Tidus é tutorado por Auron e é filho de Jecht. Jecht junto com Auron eram guardiões do pai de Yuna no passado e Jecht acabou virando a fayth que conjura Sin. Jecht e Auron acabaram conhecidos como guardiões lendários e Braska tem o título de High Summoner, pois ele conjurou a Final Summoning no passado, que derrotou o Sin, mas outro monstro de destruição que é conjurado pela fayth do guardião que é sacrificado. Tidus é tutorado por Auron pois foi um pedido de Jecht antes de morrer. Kimahri, do povo Ronso, foi confiado por Auron a levar Yuna para Besaid após a morte de Braska e é o guardião de Yuna mais paternal. Kimahri tem uma história de desavenças com pessoas do seu próprio povo, como Biran e Yenke.
Membros do grupo de Braska são sempre lembrados de forma positiva durante o jogo por outros summoners ou guardiões. Barthello, guardião da summoner Dona, admira Auron. O summoner Issaru, que tem seus irmãos Pacce e Maroda como seus guardiões, admira Braska.
Chappu, irmão de Wakka, fazia parte dos Crusaders, grupo que combate Sin. Durante o jogo você interage com alguns membros dos Crusaders, como Luzzu e Gatta. Dentro dos Crusaders existe a divisão dos Chocobo Knights e você conhecerá Lucil, Elma e Clasko que participam desta divisão.
Alguns outros personagens interagem com o grupo durante o jogo. Maechen é um sábio que sempre aparece para explicar alguma coisa. Um garoto misterioso, que depois se descobre ser a fayth do Bahamut, que vez ou outra aconselha Tidus. Rin é um Al Bhed dono de hotéis pelo mundo, que colabora com o grupo ocasionalmente.
E finalmente o Temple of Yevon, composto por sacerdotes da religião do Yu Yevon. É uma organização bastante hierarquizada. Os maesters, como Wen Kinoc, que já foi amigo de Auron, Jyscal e Kelk Ronso, são cada um líderes do seu povo e representam seu povo em Bevelle. Existe o grand maester Yo Mika, que está acima de todos. Seymour acaba virando maester dos Guados quando mata Jyscal, seu pai. Seymour também planeja se juntar à Sin, acabar com toda a vida em Spira e é o grande antagonista do jogo. Ele propõe casamento à Yuna durante o jogo. Você também conhecerá Shelinda, uma jovem sacerdotisa yevonita.