Em um mundo onde humanos e espers viviam juntos em paz, os humanos exploravam o poder dos espers para travar uma guerra de conquista. Essa "War of the Magi" arrasou o mundo. Como resultado, os espers sobreviventes se esconderam em seu próprio reino para impedir que seus poderes fossem ainda mais abusados. Como resultado, a magia desapareceu do mundo humano.
Mil anos após esse conflito, a guerra mais uma vez destrói a terra. O ar está denso com o cheiro de ferro e pólvora. Os motores a vapor promoveram um renascimento tecnológico. Mas o Império Gestahliano, de alguma forma, reviveu o poder perdido da magia e pretende usar seu novo prêmio para subjugar o mundo. As forças imperiais já desencadearam esse poderoso poder e derrubaram os vizinhos do Império, mas nem todos estão dispostos a aderir à bandeira imperial.
Para salvar o mundo, para se vingar ou para descobrir sua razão de existir... essas são algumas das motivações que impulsionam os anti-imperialistas, os Returners, a se reunirem para se opor ao regime gestahliano. O confronto entre essas duas forças arrastará os espers de volta à briga, à medida que as apostas crescem para ameaçar a existência do próprio mundo.
1000 anos atrás:
- Três deusas ou "Magi" (Doom, Poltergeist e The Goddess) travam uma guerra mágica entre si. O caos se inicia. Quaisquer humanos infelizes capturados no meio da enorme energia mágica são transformados em Espers, bestas mágicas. Eventualmente, percebendo o horror de suas ações, as Deusas se prendem em estátuas de pedra, levando consigo todo o poder mágico que usavam. As estátuas são colocadas dentro de Crescent Island.
- Eventualmente, descobre-se que os Espers têm seu próprio poder mágico que pode ser drenado deles. Temendo perseguição e aniquilação pelas mãos dos humanos, os Espers criam sua própria dimensão e selam o portão.
30 (mais ou menos) anos atrás até o presente:
- Madonna Branford, uma garota humana, perde o rumo e cai no mundo de Espers, onde é levada por um Esper chamado Maduin. Eles se apaixonam e, eventualmente, nasce um bebê, a quem chamam Terra.
- Gestahl, líder do Império, descobre a localização do portão de Espers e atravessa, capturando todos os Espers que encontra. O ancião dos Espers consegue re-selar o portão e banir os humanos, mas Madonna e Terra também caem. Madonna ingenuamente pede a Gestahl que cuide de Terra; Gestahl pega o bebê e deixa Madonna para morrer.
- Experiências sobre o Espers de Cid, o cientista residente do Império, levam à criação do MagiTek, uma combinação de magia e ciência. Um experimento envolvendo Magitek é testado em Kefka, um dos generais de Gestahl. O experimento é bem-sucedido e Kefka recebe poderes mágicos, mas seu cérebro é distorcido pela energia e ele se torna um louco. Experiências posteriores produzem uma infusão mágica mais estável (embora não tão poderosa) que é usada para criar Cavaleiros Magitek, humanos infundidos com magia Esper. Um desses generais é Celes Chere, que foi mais ou menos criada por Cid.
- Terra, cujos poderes eclipsam até os de Kefka, é submetida a uma lavagem cerebral e é usada para realizar conquistas militares.
- O rei de Figaro morre e é sucedido por seu filho Edgar. O irmão gêmeo de Edgar, Sabin, convencido de que o rei foi envenenado pelo Império, expressa seu desejo de sair e estudar artes marciais sob os ensinamentos de Duncan, um mestre da luta. Edgar concorda com um sorteio, que, se Sabin vencer, ele conseguirá seu desejo. No entanto, sem o conhecimento de Sabin, Edgar usa uma moeda de duas cabeças para garantir que Sabin ganhe o sorteio. Sabin treina sob Duncan junto com Vargas, filho de Duncan. Duncan depois desaparece e acredita-se que tenha morrido.
- Dois bandidos da estrada chamados Baram e Clyde são capturados após um assalto a trem enorme. Baram fica gravemente ferido (apesar de suplicar a Clyde que o mate), mas Clyde encontra o caminho para Thamasa, onde se apaixona por uma mulher local. Superado com remorso, Clyde acaba perdendo toda a emoção e se torna um mercenário errante, chamando-se Shadow. Mais tarde, sua esposa dá à luz uma filha que ela chama de Relm.
- Um ladrão/caçador de tesouros chamado Locke se apaixona por Rachel, uma garota de Kohlingen. No entanto, enquanto a leva para ver uma caverna do tesouro nas proximidades, um desmoronamento é iniciado e Rachel salva Locke apenas para se colocar em perigo. Um velho por perto, conhecendo os segredos de certas ervas, mantém Rachel em animação suspensa. Locke promete procurar o mundo para encontrar uma maneira de trazer Rachel de volta.
- Um jogador aprendiz chamado Setzer faz uma corrida de dirigível com seu amigo íntimo, Daryl. No entanto, o dirigível de Daryl, o Falcon, apresenta falhas e cai. Setzer restaura o Falcão, depois enterra o dirigível e Daryl ambos em uma cova perto de Kohlingen.
- Um homem cuja esposa dá à luz um bebê deformado o joga na selvagem Veldt. Mais tarde, ele perde a cabeça e acredita que tudo foi um sonho.
- Um bando de dissidentes conhecidos como Returners começa a operar perto de Mt. Kolts, liderado por um homem chamado Banon. Seu objetivo é derrubar o Império por qualquer meio possível.
Presente:
- Terra e dois soldados imperiais, Biggs e Wedge, são enviados para Narshe após rumores de que um Esper foi encontrado nas minas de Narshe. Dizimam os guardas e alcançam o Esper, que tem uma reação a Terra. Biggs e Wedge são destruídos pelo poder do Esper. Terra é encontrada mais tarde inconsciente por Arvis, um Returner que vive em Narshe, que a ajuda a escapar. Mais tarde, ela também é ajudada por Locke, um caçador/ladrão de tesouros que também trabalha para os Returners e uma gangue de Moogles que vivem nas cavernas de Narshe.
- Locke e Terra seguem para o Castelo Figaro, onde ela é apresentada ao rei Edgar. Edgar e Locke decidem levá-la para Banon no quartel-general Returner. Antes que eles possam partir, eles são visitados por Kefka, enviado por Gestahl para recuperar a Terra. Kefka primeiro tenta a diplomacia, depois ataca o castelo. No entanto, através da tecnologia avançada, o castelo inteiro afunda sob as areias, e Edgar, Locke e Terra escapam montando Chocobos. Eles são atacados pela Magitek Armor, mas Terra os afasta usando magia. Nunca tendo visto magia antes, Edgar e Locke estão mais convencidos do que nunca que Terra pode ajudá-los.
- Eles passam pela caverna de Figaro até o sul de Figaro, onde vislumbram Shadow. Uma cabana próxima parece ter muitas coisas que lembram Edgar de Sabin. Eles entram no Monte Kolts, mas são abordados por Vargas, filho de Duncan. Sabin aparece para defender seu irmão. Vargas ataca Sabin, acusando-o de roubar a preferência de seu pai, o que Sabin nega. Vargas é derrotado e Sabin está convencido de continuar com Edgar, Locke e Terra até chegar a sede dos Returners.
- Um homem já rico em Figaro, tentado por ainda mais dinheiro, trai o South Figaro ao Império, que cerca a cidade.
- Banon convence Terra a se juntar aos Returners, mas antes que quaisquer planos concretos possam ser feitos, chega a notícia de que South Figaro foi invadida pelo Império. Locke é enviado a South Figaro para reunir informações e Edgar, Sabin, Terra e Banon andam de balsa no rio Lethe em direção a Narshe.
- Eles são atacados por um polvo estranho chamado Ultros; Sabin, enfurecido, pula na água atrás dele, mas é sugado pela corrente, deixando os outros três na balsa.
- Terra, Edgar e Banon atravessam as cavernas de Narshe até a casa de Arvis.
- Locke rouba o uniforme de um soldado e encontra um caminho secreto em Figaro. Ele encontra a general Celes lá, acorrentada, sendo torturada; ela aparentemente se rebelou contra Gestahl. Locke a resgata e eles viajam para Narshe através da caverna de Figaro.
- Sabin passa por uma cabana no meio do nada, onde ele encontra Shadow, que se junta a ele por enquanto (aparentemente não tem mais nada para fazer). Eles se deparam com uma Base Imperial, onde ouvem os planos que estão sendo traçados pelo general Leo, um honrado soldado do Império, e Kefka, sobre o cerco do castelo de Doma. O general Leo é chamado de volta a Vector (capital do Império), deixando Kefka no comando. Kefka envenena a água de Doma, matando todo mundo nela, até seus próprios homens.
- Cyan, fiel retentor do rei de Doma, depois de repelir as forças de Leo, fica indignado com a morte de seu rei, sua esposa e seu filho. Ele ataca loucamente a Base Imperial e é ajudado por Sabin e Shadow. Eles roubam conjuntos de Magitek Armor e fogem. Eles acabam na Phantom Forest, que leva ao Phantom Train.
- Sabin pula no trem apesar dos avisos de Cyan, que afirma que o trem leva os mortos para "o outro lado". Eles tentam sair do trem, encontrando um espadachim que afirma ser Siegfried, mas na verdade é um covarde completo. Eles conseguem danificar o motor do trem o suficiente para deixá-los perto de Baren Falls, mas não antes de Cyan ver sua esposa e filho embarcarem no trem destinado ao "outro lado".
- Shadow deixa Sabin em Baren Falls. Sabin e Cyan descem as cataratas e pousam em Veldt, uma área selvagem cheia de bestas de todos os tipos. Eles vislumbram um garoto selvagem quando acordam. Em uma cidade vizinha chamada Mobliz, eles compram carne e atraem o garoto, chamado Gau, para ajudá-los a chegarem a Narshe. Gau conta a eles sobre um tesouro brilhante em Crescent Mountain, que acaba sendo um capacete de mergulho. Eles o usam para nadar através da Serpent Trench, uma passagem subaquática que leva a Nikeah. De lá, é uma curta viagem de barco para Narshe.
- O ancião de Narshe finalmente concorda em ajudar Banon, mas somente depois de ouvir que Kefka acumulou forças visando recuperar a Esper em Narshe, que foi transferida para a montanha de neve atrás de Narshe. Capturar a General Celes e a Terra é um bônus adicional para Kefka. No entanto, as tropas de Kefka são derrotadas pelos Returners e Kefka consegue escapar.
- Terra encontra o Esper pela segunda vez, desta vez totalmente em seus sentidos e o encontro a transforma em uma criatura rosa voadora; ela voa para longe enquanto todo mundo assiste.
- Os Returners decidem procurar Terra. Primeiro eles vão para Figaro Castle, que submerge e os leva sob a areia para a cidade de Kohlingen. Continuam para o sul até a cidade dos bandidos de Zozo. No topo do edifício mais alto de Zozo, eles encontram um Esper chamado Ramuh, que toma conta de Terra em sua forma Esper. Ele diz a eles que ela ficará bem a tempo e que não há nada que eles possam fazer - exceto salvar outros de sua espécie, mantidos no Centro de Pesquisa Magitek em Vector. Ramuh mostra a eles três fragmentos de Magicite, a forma que Espers se transforma quando são mortos e diz a eles que o verdadeiro poder de Espers só está disponível através desta forma. Ele então se transforma em Magicite para ajudá-los.
- Eles decidem ir para lá, mas não têm transporte. Eles ouvem sobre o amor de Setzer por Maria, uma diva da ópera, em Jidoor, e decidem seguir seu dirigível e convencê-lo a ajudá-los. Descobrindo que Celes é uma duplicada perfeita de Maria, eles substituem Celes por Maria em uma performance da ópera. A ópera é sabotada por Ultros, mas Locke consegue encenar uma batalha fantástica e terminar com uma performance vencedora: um público feliz, um Ultros derrotado e Maria (Celes) sequestrada por Setzer.
- Celes deixa os outros Returners entrarem a bordo após a apresentação. Setzer concorda em um cara-ou-coroa; cara: Celes se torna sua esposa, coroa: ele os ajuda a alcançar Vector. Edgar usa uma moeda de duas cabeças iguais para garantir que Setzer se junte a elas.
- Setzer os leva para o continente de Vector. Eles encontram um simpatizante dos Returners em Vector que finge ter uma doença grave para permitir que eles cheguem ao Magitek Research Facility. Lá, eles descobrem Kefka drenando dois Espers (Ifrit e Shiva) de seus poderes mágicos. Ifrit e Shiva primeiro revidam, mas quando vêem o Magicite de Ramuh, eles também concordam em ajudar os Returners e se transformam em Magicite.
- Celes e os Returners descobrem seis Espers (incluindo o pai de Terra, Maduin) sendo trabalhados no laboratório. Eles também se transformam em Magicite. Cid entra e descobre esse fato, mas antes que ele possa decidir o que fazer com ele, ele é confrontado por Kefka. Kefka afirma que Celes estava trabalhando para ele o tempo todo; Celes nega, mas Locke não sabe em que acreditar. Celes faz com que ela e Kefka desapareçam da sala.
- Cid ajuda os Returners a escapar através de um carrinho de mina, depois de prometer fazer o Imperador parar sua guerra boba. Eles são salvos pelo dirigível Blackjack de Setzer, mas atacados mais uma vez pelos guindastes mecânicos de Kefka. Eles os sacudem e voltam para Zozo.
- Terra acorda ao ver seu pai e conta aos Returners de suas origens. De volta a Narshe, Banon e o ancião de Narshe decidem enviar Terra ao portão selado do mundo Esper para pedir ajuda a Espers na derrota do Império. Eles fazem isso, mas é antecipada por Gestahl. Gestahl esvazia a Base Imperial próxima de soldados para permitir uma passagem fácil do grupo.
- Enquanto em Narshe, os Returners encontram um Moogle chamado Mog, mantido por um ladrão chamado Lone Wolf. Eles o salvam e ele se junta a eles.
- Quando chegam ao portão, Terra se transforma em um Esper e abre a passagem, mas é surpreendida por Kefka. Uma gangue de Espers escapa e se enfurece, destruindo o dirigível do Blackjack e a cidade de Vector. Eles então se reagrupam em uma caverna nas montanhas perto da cidade de Thamasa.
- Os Returners voltam para Vector para encontrá-la em chamas. O imperador Gestahl aparentemente mudou de idéia e convida os Returners a entrar. Ele pede que viajem para Thamasa, encontre os Espers e peça desculpas. Ele também diz que Kefka foi preso por crimes contra a humanidade, devido à sua conduta no caso Doma.
- General Leo leva Locke e Terra para Albrook, uma cidade portuária, onde são recebidos por Celes e Shadow, que foram empregados pelo Império para ajudá-los. Celes se recusa a falar com Locke.
- Eles se separaram; Leo e Celes vão sozinhos e Terra, Locke e Shadow chegam a Thamasa, uma vila de descendentes dos antigos Mage Warriors. A vila tenta encobrir o uso de magia por medo de perseguição. Eles pedem a um sábio chamado Strago qualquer informação sobre os Espers, mas ele esqueceu convenientemente tudo sobre eles. Sua filha, Relm, mostra um gosto pelo cão raivoso de Shadow, Interceptor.
- Uma casa visitada por Relm é incendiada, graças aos Fire Rods mantidos dentro da casa. Locke, Terra e Shadow a resgatam e Strago finalmente concorda em ajudá-los. Eles viajam para o local de encontro dos Espers, perto de Thamasa, onde vêem três estátuas dedicadas aos três Magi e com uma inscrição dizendo o que aconteceu. Eles são surpreendidos por Ultros, que os ataca. Relm chega (apesar dos comandos de Strago) e os salva pintando um retrato de Ultros, que ganha vida e o ataca.
- Eles acham os Espers, que parecem hostis. Terra se apresenta a seu líder, Yura, e eles concordam em falar com Leo. Eles mesmos são vencidos com remorso por suas ações. Tudo parece estar indo bem até Kefka aparecer com os soldados da Magitek Armor. Ele captura todos os Espers e os transforma em Magicite, depois incendeia a vila. Leo tenta detê-lo, mas é enganado quando Kefka coloca uma ilusão do imperador Gestahl e Kefka o mata.
- Kefka e Gestahl quebram o selo em Crescent Mountain, onde encontram as estátuas de pedra que contêm os Reis Magos. O poder do selo faz com que toda a ilha suba no ar.
- Os Returners levam o Blackjack para o Floating Continent, mas são atacados pela Força Aérea Imperial, assim como Ultros e seu amigo Chupon. Depois de derrotá-los, eles pousam no continente, onde encontram Shadow. Eles então se deparam com uma enorme besta mágica chamada Atma, guardando as estátuas; então eles descobrem Kefka, Gestahl e os três Magi.
- Celes também aparece. Kefka diz a ela que tudo será perdoado se ela matar seus amigos; ela recusa, esfaqueando Kefka. Kefka se recupera, no entanto, e exige que os Magi lhe emprestem seu poder. Gestahl tenta detê-lo usando feitiços mágicos, mas os feitiços são silenciados pelo campo das estátuas. As estátuas disparam flechas, uma das quais atinge Gestahl; Kefka joga o corpo fora da ilha. Ele então muda o arranjo das estátuas, jogando o mundo inteiro no caos. Os Returners mal conseguem escapar com vida. O dirigível se desfaz à medida que os leva embora, e o mundo inteiro muda de forma ...
- Escombros de todo o mundo se reúnem perto do centro e forma uma torre gigante. Kefka faz seu domínio no topo, disparando raios chamados de Light of Judgment para baixo onde e quando quiser, destruindo o que quiser.
- Figaro Castle é atacado por uma besta com tentáculos e forçada sob as areias sem nenhuma maneira de retornar à superfície.
- Terra pousa perto de Mobliz; todos os adultos de Mobliz morreram protegendo as crianças. Ela se torna uma mãe de aluguel para os filhos e percebe que perdeu a vontade de lutar. Mobliz é periodicamente atacada por um demônio chamado Phunbaba, que Terra mal consegue lidar quando chega.
- Edgar, tentando voltar para o Figaro Castle, muda seu nome para Gerad e convoca uma gangue de bandidos, convencendo-os de que ele quer roubar o tesouro lá dentro.
- Sabin pousa perto da cidade de Tzen, perto de Albrook. Setzer acaba em Kohlingen, afogando suas aflições em bebida. Gau retorna ao Veldt. Mog retorna às cavernas de Narshe, onde descobre que todos os outros Moogles morreram.
- Locke continua procurando no mundo uma cura para Rachel e ouve a Fênix, uma criatura mágica trancada nas Cavernas da Fênix. Ele viaja lá para procurá-lo.
- Cyan ocupa seu domicílio no monte Zozo. Interceptando um pombo-correio com uma carta, ele lê para descobrir que o soldado (que ele sabe ter morrido em Mobliz) está recebendo cartas de seu amor, Lola, em Maranda. Cyan finge ser o soldado e envia flores e cartas para Lola em seu lugar.
- Shadow continua suas viagens, mas é preso por um gigante em uma caverna perto do Veldt e fica inconsciente.
- Relm se torna um pintora famosa e é empregada por Owzer, um homem rico em Jidoor. No entanto, sua pintura de uma estrela é possuída por um demônio e toda a galeria de arte de Owzer de uma casa é tomada por monstros.
- Strago é hipnotizado pelo recém-formado Cult of Kefka, que tem sua base na Fanatics' Tower. Ele é forçado a ficar lá com eles.
- Celes pousa em uma pequena ilha praticamente deserta, onde ela é descoberta por Cid. Um ano inteiro passa antes que ela acorde. Ela se importa com Cid, alimentando-o com peixe. Quando ele finalmente se recupera, ele mostra uma jangada que ele fez, dizendo-lhe para chegar ao continente com ela. Ela concorda.
- Cid não se recupera e ela se joga de um penhasco próximo em um ataque de depressão. Ela sobrevive e encontra uma gaivota nas proximidades, com o lenço de Locke amarrado. Isso lhe dá forças para continuar, e ela encontra uma carta de Cid dizendo a ela onde a jangada está escondida.
- Ela aterrissa em Albrook e segue em direção a Tzen. Um raio de Light of Judgment de Kefka atinge repentinamente a cidade e uma grande casa no meio da cidade quase cai com uma criança dentro dela. Ela descobre Sabin segurando a casa, corre para dentro, salva a criança e sai antes que Sabin desmaie.
- Sabin e Celes vão para Mobliz, onde encontram Terra cuidando das crianças. Phunbaba escolhe esse momento para atacar, mas acaba nocauteando todo mundo. Terra diz a eles que não pode ajudá-los.
- Eles viajam para Nikeah, onde conhecem Edgar/Gerad, que professa que não tem ideia de quem são, tentando se esconder. Eles o seguem pela caverna de Figaro (onde se deparam com o falso Siegfried novamente); um caminho escondido leva ao porão do Figaro Castle. Edgar, Celes e Sabin derrotam o monstro que mantém o castelo como refém e o castelo Figaro sobe novamente à superfície e os leva para Kohlingen.
- Eles encontram Setzer em Kohlingen e o convencem a ajudá-los novamente. Ele os leva ao túmulo de Daryl, onde encontram o dirigível de Daryl, o Falcon. Assim que estão no ar, eles descobrem um dos pombos de Cyan viajando para Maranda. Eles o localizam no Monte Zozo.
- Eles encontram Cyan no monte Zozo e o convencem a se juntar a eles. Ele diz a eles que avistou Gau no Veldt. Eles coletam Gau também e entram em uma caverna próxima para encontrar Shadow inconsciente; eles também encontram uma lâmina poderosa chamada Striker. Eles levam Shadow para Thamasa, mas antes que possam pedir que ele os ajude, ele já foi embora.
- Shadow continua suas viagens mercenárias, desta vez procurando pela enigmática lâmina Striker e rondando o recém-construído Coliseum, caso alguém venha com ela.
- Eles viajam para Jidoor para resgatar Owzer e Relm das mãos do demônio que possui a pintura de Relm. Relm vai com eles para a Fanatics' Tower para resgatar Strago.
- Eles voltam para Mobliz, onde o grupo é finalmente forte o suficiente para derrotar Phunbaba. Vendo seu valor, Terra recupera sua vontade de lutar e vai com eles.
- Eles viajam para o Coliseum, ao norte, onde descobrem o verdadeiro Siegfried e Ultros mais uma vez, que agora trabalha como recepcionista. Eles apostam a Striker em batalha e Shadow aparece para reivindicá-la, decidindo se juntar a eles quando ele perde.
- Eles entram nas cavernas de Phoenix, onde encontram Locke e um pedaço de Magicite. Ele leva o Magicite para Rachel em Kohlingen; consegue revivê-la por alguns minutos preciosos, mas é tudo. Phoenix permite que Locke use seu poder.
- Após treinamento, o grupo finalmente é forte o suficiente para entrar na Kefka's Tower pelo ar e desafiá-lo. Eles derrotam os três Magi e o próprio Kefka. A torre então cai; Shadow, deplorando sua vida, escolhe ficar com ela. A magia desaparece do mundo após a morte dos Magos, e Terra finalmente se torna um ser humano normal.
Missões secundárias:
- Sabin encontra Duncan ainda vivo, treinando perto de Narshe. Duncan ensina sua técnica mais poderosa, a Bum Rush.
- O esper em Narshe, Tritoch, empresta a eles seu poder depois que o derrotam; o caminho é então aberto para uma nova caverna abaixo de Narshe. Eles encontram um enorme Yeti chamado Umaro lá, guardando a Magicite Terrato. Mog força Umaro a se juntar a eles.
- Uma ilha triangular é o lar de um enorme monstro chamado Zone Eater, que engole o grupo. Viajando dentro dele, eles encontram um mímico chamado Gogo, que se junta a eles também.
- Eles descobrem o pai de Gau, um velho louco, perto do Veldt. Vestem Gau, ensinam-lhe boas maneiras e o levam ao pai, que, no entanto, se recusa a reconhecê-lo. Gau ainda está feliz por seu pai estar vivo.
- Cyan descansa no castelo de Doma e é atacado por três demônios dos sonhos, que o possuem. O grupo o resgata de Wrexsoul, um monstro que rouba a alma das pessoas, alimentando-se de sua tristeza. Eles expulsam o demônio e liberam a energia reprimida de Cyan.
- Um monstro voador chamado Doom Gaze segura a Magicite Bahamut.
- Oito dragões mantêm o selo do Magicite dos Cruzados. Um deles, o Dirt Dragon, está realizando as apresentações na Opera House.
- Um velho em Narshe descobriu a Magicite Ragnarok, que ele oferece para transformar em uma espada ou deixar como uma pedra.
- Um castelo antigo fica embaixo do deserto de Figaro e é atingido quando o castelo esbarra nele em suas viagens sob a areia. Eles encontram os restos de Odin, um rei Esper. Levando-o para uma passagem secreta no andar de baixo, as lágrimas da estátua da esposa de Odin transformam o Magicite em Raiden.
- Strago e Relm encontram Gungho, um velho amigo, se recuperando de ferimentos em Thamasa. Ele diz a Strago que Hidon, um monstro que ambos lutaram quando jovem, foi visto em Ebot's Rock nas proximidades. Strago e o grupo viajam para lá e derrotam Hidon.