Filha do chefe da nação ocidental de Wutai, derrotada pela Shinra em uma guerra. Uma guerreira única de seu povo, conhecida como ninja, ela usa um enorme shuriken e emprega várias artes ninjas em batalha. Apesar de seu ego e impertinência, Yuffie é extremamente patriótica. Ela fugiu de casa desafiando a apatia de seu pai após a derrota de Wutai. Yuffie está obcecada em coletar dinheiro para restaurar sua terra natal e força sua entrada para a equipe de Cloud, a fim de obter Materia. Ao longo do jogo, ela se junta à luta para proteger o planeta.
Falas memoráveis
"Você quer que eu vá com você?"- Na floresta, conversando com o grupo de Cloud após sua derrota.
Yuffie vai acompanhar o grupo quando se depara com elogios, mas ela está realmente atrás de seus bens. Se ela fingir se juntar ao grupo, às vezes foge com o gil deles.
"Ha ha ha! Nunca confie em alguém tão facilmente!"- Em Wutai, quando Cloud e seus amigos são pegos em uma armadilha.
Yuffie é encurralada depois de roubar materias de todos. Ela usa lágrimas para brincar com o coração deles, mas depois de seu arrependimento fingido, ela as prende dentro de uma gaiola. Que pirralha...
"Vamos... Qual é o problema? Você está com muito medo de mim, hein?!"- Na floresta, conversando com o grupo de Cloud após sua derrota.
Embora todos estejam desconfiando dela quando ela vai atrás das Materias do grupo, Yuffie é muito teimosa para não ter à última palavra. Ela tem o hábito de dar socos no ar enquanto fala com Cloud e seus amigos.
"Vocês transformaram Wutai em uma cidade turística que se humilha para turistas... Como vocês se atrevem?! Da-chao Statue e Leviathan têm vergonha!!"- Em Wutai, reclamando com os Five Sacred Gods sobre o estado de sua terra natal.
Apesar de seu comportamento egoísta, Yuffie se preocupa com sua terra natal. Ela não sabe nada sobre a complexa relação entre as nações, mas não suporta ver adultos como o pai bajulando a Shinra.
"Eu não estou simpatizando com Barret! Ele nunca deveria ter confiado na Shinra"- Em North Corel, ouvindo falar do passado de Barret.
Yuffie e Barret viram suas cidades destruídas pela Shinra Company. Porque ela entende o quão terrível isso pode ser, ela repreende Barret por algum momento ter acreditado na Shinra.
"Eu não preciso... de Materia... qualquer... Não, eu ainda quero isso! Isso e aquilo ... MEUS! E eu nunca vou desistir!"- No planeta, enfrentando Sephiroth durante o confronto final.
Paralisada pelo medo diante de Sephiroth, ela aproveita seu amor por Materia para acender um fogo motivacional. Talvez salvar o planeta não seja seu verdadeiro objetivo, mas apenas um passo para restaurar o reino de Wutai.
Momentos marcantes
Gulp! Tire-me desta coisa.
Vindo de uma região com poucas maravilhas tecnológicas, Yuffie detesta absolutamente veículos. Ela fica grogue a bordo do navio de carga e exige um sedativo. A bordo da Highwind, ela fica longe do cockpit para não enjoar.
Fuga para Wutai
Yuffie aproveita a luta contra as tropas Shinra para fugir com as Materias do grupo. Ela corre por Wutai, usando seu conhecimento da área para se esconder dentro de casas e pegar o grupo de Cloud em armadilhas.
Trabalho de verão da Yuffie
Yuffie desafia um vendedor na loja de itens em Costa del Sol. Tudo o que ela realmente queria eram os itens dele e na manhã seguinte ela já fugiu com eles (e os lucros).
Desafiando os Five Sacred Gods
Dos Five Sacred Gods que representam Wutai, o último a enfrentar Yuffie é o seu pai, Godo. Hora de pai e filha mostrarem suas forças!
Coragem do Tomboy
Se Yuffie vai a um encontro com Cloud na Gold Saucer, ela é ousada o suficiente para roubar um beijo dele na roda gigante. Ela espera algum tipo de reação, mas quando Cloud está sem palavras, ela se enraiva.
Caçadora de Materia até o fim
Quando o grupo se divide em dois grupos, Yuffie fica com a Materia que encontra no caminho se ela não for com Cloud. Egoísta até o fim, ela nunca desiste da sua caça ao tesouro.