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Trilha de navegação

  1. Início

Monster Arena e maximização dos stats

Maximizar as estatísticas (stats) de cada personagem é uma tarefa que quase se confunde com sua atividade na Monster Arena, portanto será tratado aqui conjuntamente. Existe a opção de escolha de Sphere Grids diferentes na versão International. Aqui será tratada a maximização de stats no Expert Sphere Grid. Maximizar não indica que iremos buscar 255 em todos os stats de todos os personagens. Você só precisa de 230 de Luck, 170 de Agility, 60 de Evasion, nada em Accuracy, 255 nos outros Stats, 999 em MP e 9999 em HP. Mais para frente será explicado porque.

Capturando monstros

Primeiro passo: Consiga as melhores armas para Rikku, Auron e Yuna. Este será seu time esta tarefa. Principalmente Yuna, pois suas Aeons poderão ajudar muito para derrotar os monstros na Arena.

Agora você precisa capturar monstros para a Monster Arena liberar seus monstros exclusivos. Vá para a Monster Arena, que fica em uma entrada no leste de Calm Lands, e compre armas para captura de monstros. Opcionamente, personalize essas armas com a habilidade de arma First Strike. Você precisa de Return Sphere para isto. 

Comece capturando monstros em Calm Lands. Você precisa de pelo menos um monstro dos seguintes: Skoll, Nebiros, Flame Flan, Shred, Anacondaur, Ogre, Coeurl, Chimera Brain e Malboro. Monstros mais raros (Malboro e Ogre) podem ser encontrados com um pouco mais de frequência nas partes noroeste de Calm Lands. Um de cada deve criar o Chimerageist.

Agora você pode derrotar Chimerageist pelo menos 3 vezes para obter algumas Return Spheres para personalizar suas armas de captura com First Strike. Embarque no dirigível e siga para Besaid. Capture um Dingo, um Condor e um Water Flan para destravar Stratoavis. 

O próximo destino é Kilika. Capture um Dinonix, Killer Bee, Yellow Element e Ragora para desbloquear Malboro Menace. 

Agora vá para Mi'ihen Highroad: Mi'ihen Fang, Ipiria, Floating Eye, White Element, Raldo, Vouivre, Bomb e Dual Horn. Um de cada desbloqueia Kottos.

Agora vá para Mushroom Rock. Um Raptor, Gandarewa, Thunder Flan, Red Element, Lamashtu, Funguar e Garuda desbloqueia Coeurlregina. Para Garuda você precisa entrar na tela chamada 'Mushroom Rock: Valley'. Garuda só pode ser encontrado ali.

Djose Highroad é o próximo. Garm, Simurgh, Bite Bug, Snow Flan, Bunyip, Basilisk e Ochu aguardam sua chegada. Um de cada desbloqueia Jormungand. Simurgh é mais frequentemente encontrado na parte mais ao norte de Djose Highroad, perto do sinal que aparece um mapa-múndi quando examinado.

Thunder Plains são o lar dos próximos monstros, um de cada: Melusine, Aerouge, Buer, Gold Element, Kusariqqu, Larva, Iron Giant e Qactuar. Combinados, eles destravam o Cactuar King. Qactuars só podem ser combatidos depois que você orou para pelo menos uma estátua de Qactuar pressionando o botão Quadrado na frente dela (existem três estátuas no total). Os Iron Giants podem ser encontrados na parte norte de Thunder Plains.

Vá para Macalania a seguir. Encontre e capture um Snow Wolf, Iguion, Wasp, Evil Eye, Ice Flan, Blue Element, Murussu, Mafdet, Xiphos e Chimera para desbloquear Espada.

Bikanel: Sand Wolf, Alcyone e Mushussu são fáceis de capturar. Zu e Sand Worm, por outro lado, têm uma grande quantidade de HP. Então um Cactuar, que tem uma evasão insana (usar alguém com alta Accuracy para tentar matá-lo, também use Provoke para o Cactuar não fugir). No final, o Abyss Worm será desbloqueado.

Cavern of Stolen Fayth: Yowie, Imp, Dark Element, Nidhogg, Thorn, Valaha, Epaaj, Ghost (certifique-se de capturar um destes!!!) e Tonberry irá no final desbloquear Don Tonberry.

Falando com o gerente da Arena você irá receber:
- 60 Farplane Winds por destravar Chimerageist
- por desbloquear Stratoavis, você ganha 99x Stamina Tonic
- por Earth Eater (2 Area creations), você ganha 60x Three Stars
- por Malboro Menace 99x Poison Fang
- por Kottos 99x Soul Spring
- por Coeurlregina 99x Candle of Life
- por Jormungand 99x Petrify Grenade
- por Catastrophe 99x Door to Tomorrow
- por Cactuar King 99x Chocobo Wing
- por Espada 60x Shining Gem
- por Abyss Worm 99x Shadow Gem
- por Don Tonberry 40x Silver Hourglass
- e Mars Sigil por ter 10 Area Creations.

Se quiser uma armadura com No Encounter, derrote alguns Ghosts até cair alguma armadura com No Encounter. 

Vá para Gagazet e capture um Bandersnatch, Ahriman, Dark Flan, Grenade, Grat, Grendel, Bashura, Mandragora, Behemoth, Splasher, Achelouse e Maelspike (os três últimos podem ser encontrados nas partes de água de Gagazet). Um de cada libera Catoblepas. Ao capturar *dois* de cada monstro na água, você também desbloqueia Shinryu.

Em Inside Sin, monstros capturáveis encontrados aqui são Exoray, Wraith, Geminis (há dois tipos!), Demonolith, Great Malboro, Barbatos, Adamantoise e King Behemoth. Depois de capturar todos, Abaddon agora está acessível.

E finalmente Omega Ruins. Zaurus, Floating Death, Dark Element, Halma, Puroboros, Spirit (certifique-se de usar Provoke ou se arrependerá), Machea, Master Coeurl, Master Tonberry (espere até que ele chegue perto, bata sem dó) e Varuna. Capture um de cada para liberar Vorban. Agora que todas as criações de área estão desbloqueadas, você também terá acesso ao Neslug.

Volte para a arena e ganhe estes prêmios:
- por Catoblepas você recebe Blossom Crown (necessário para Magus Sisters)
- por Shinryu você ganha 30x Megalixir
- por Abaddon, você ganha 99x Lunar Curtain
- para Vorban, você recebe 60x Designer Wallet
- para Neslug, você recebe 99x Winning Formula

Tire um tempo para aumentar a força dos seus personagens, para deixar os próximos passos mais fáceis. Sugiro que já use o truque para ganhar muito AP, descrito na parte de Dicas e truques.

Agora você precisa desbloquear species creations. Para fazer isso, você agora terá que revisitar cada uma das 13 áreas e capturar as seguintes quantidades de monstros:
- Fenrir - capture pelo menos 3 de cada: Dingo, Mi'ihen Fang, Garm, Snow Wolf, Sand Wolf, Skoll, Bandersnatch.
- Ornitolestes - capture pelo menos 3 de cada: Dinonix, Ipiria, Raptor, Melusine, Iguion, Yowie, Zaurus.
- Pteryx - capture pelo menos 4 de cada: Condor, Simurgh, Alcyone.
- Hornet - capture pelo menos 4 de cada: Killer Bee, Bite Bug, Wasp, Nebiros.
- Vidatu - capture pelo menos 4 de cada: Gandarewa, Aerouge, Imp.
- One-Eye - capture pelo menos 4 de cada: Floating Eye, Buer, Evil Eye, Ahriman, Floating Death.
- Jumbo Flan - capture pelo menos 3 de cada: Water Flan Thunder Flan, Snow Flan, Ice Flan, Fire Flan, Dark Flan.
- Nega Elemental - capture pelo menos 3 de cada: Yellow Element, White Element, Red Element, Gold Element, Blue Element, Dark Element, Black Element.
- Tanket - capture pelo menos 3 de cada: Raldo, Bunyip, Murussu, Mafdet, Shred, Halma.
- Fafnir - capture pelo menos 4 de cada: Vouivre, Lamashtu, Kusariqqu, Mushussu, Nidhogg.
- Sleep Sprout - capture pelo menos 5 de cada: Funguar, Thorn, Exoray.
- Bomb King - capture pelo menos 5 de cada: Bomb, Grenade, Puroboros.
- Juggernaut - capture pelo menos 5 de cada: Dual Horn, Valaha, Grendel.
- Ironclad - capture 10 de cada: Iron Giant, Gemini A, Gemini B.

Volte à arena para coletar suas recompensas, que são:
- por desbloquear Fenrir, você ganha 99x Chocobo Feather
- por desbloquear Ornitholestes você ganha 99x Stamina Spring
- por desbloquear o Pteryx, você ganha 99x Mega Phoenix
- por desbloquear o Hornet 60x Mana Tonic
- por desbloquear Vidatu 99x Mana Spring
- por desbloquear o One-Eye 60x Stamina Tablet
- por desbloquear Jumbo Flan 60x Twin Stars
- por desbloquear Nega Elemental 99x Star Curtain
- por desbloquear Tanket 99x Gold Hourglass
- por desbloquear Fafnir 99x Purifying Salt
- por desbloquear Sleep Sprout 99x Healing Spring
- por desbloquear Bomb King 60x Turbo Ether
- por desbloquear Juggernaut 99x Light Curtain
- por desbloquear o Ironclad 60x Mana Tablet 
- por desbloquear Greater Sphere 60x Supreme Gem
- por desbloquear Th'uban 99x Gambler's Spirit
- por desbloquear Ultima Buster 99x Dark Matter

Preparação inicial dos personagens para farmar as Spheres que aumentam stats

Faça três armaduras com 4 espaços vazios (compre de Wantz na floresta de Macalania) para Auron, Rikku e Yuna com Auto-Haste (Bribe Machea para Chocobo Wings), Auto-Protect (derrote Fafnir, steal em Tanket para Light Curtains) e Auto-Phoenix (Bribe Ghost para Mega Phoenixes). Então equipe-as e equipe Rikku com Godhand, Auron com Masamune e Yuna com Nirvana - todas essas armas devem estar com upgrade completo.

Maximizando Strength

Aumente Strength primeiro. Você precisará matar Juggernaut várias vezes. Ele tem 1200000 HP e precisa receber um golpe final de mais de 15000 de dano para obter um Overkill. Ele derruba 1x Strength Sphere (2x por Overkill). Pode ser uma dor de cabeça derrotá-lo, pois ele bate forte. No entanto, ele só tem dois ataques; um corpo a corpo que atinge muito forte e um ataque ao grupo que leva um turno para carregar, mas pode ser enfraquecido com Mind Break ou anulado com resistência ao fogo. Juggernaut também começa com uma armadura que pode ser quebrada. Portanto, para começar a luta, aconselho usar o terceiro Overdrive de Auron, pois aplica Full Break ao alvo com 100% de eficácia; isso também aplica Mind Break e Armor Break de uma vez para enfraquecê-lo. O ataque corpo-a-corpo do chefe pode ser mitigado com uma defesa alta, mas você pode facilmente passar um turno revivendo quem quer que ele derrube; isso é simplificado usando o Auto-Phoenix.

Como a estatística Strength mais baixa é 161 de Lulu e Yuna. Isso significa que você vai precisar de 24 Strength Spheres.

Maximizando Defense

Tanket (Defense Sphere)
Os dois ataques do inimigo são um único alvo que atinge o alvo com o Berserk e também atrasa seu próximo turno. Seu outro ataque faz o mesmo e também aumenta sua própria agilidade para permitir mais turnos. Use o terceiro Overdrive de Auron para ter 100% de chance de quebrar sua armadura. Certifique-se de que ele tem sua Celestial Weapon para que você possa abrir com o Overdrive. Você pode simplesmente ignorar o Berserk e usar Auto-Phoenix quando um de seus personagens morrer. Uma observação final é que você não quer que dois personagens morram ao mesmo tempo; se um personagem é deixado sozinho, o inimigo se enfurece e ataca implacavelmente para acabar com o terceiro membro.

A menor Defense é 136 de Yuna. Isso significa que você vai precisar de 30 Defense Spheres a fim de alcançar o máximo de Defence para todos os sete personagens. Prossiga matando Tanket até que você tenha esta quantidade. 

Você vai precisar de muitos Power Spheres. Lute contra Kottos, alimente-o com um Power Distiller e faça um Overkill para receber 40x Power Spheres. Você pode fazer o mesmo para os outros tipos de esferas, basta mudar o tipo de Distiller usado em Kottos.

Maximizando Magic Defense

One-Eye (Magic Defense Sphere)
Este inimigo tem 150.000 HP  e será a batalha mais simples deste farm de esferas. Ele tem apenas dois ataques, um dos quais determina se você vai morrer ou não; mas é fácil combater este ataque fazendo com que um Aeon o receba. Para começar, retire Yuna da escalação inicial de personagens e mantenha Auron com sua Celestial Weapon, pois sempre dará a ele o primeiro turno na batalha. One-Eye tem uma grande chance de ter o primeiro turno da batalha e sempre gastará seu primeiro turno fazendo seu ataque especial que causa bastante dano e inflige vários status negativos no grupo (incluindo Slow). Para contra-atacar você deve sempre ter Auron no grupo ativo, então se o inimigo derrubar você; você pode trocá-lo por Yuna e deixar um Aeon levar o golpe. O outro ataque é um ataque de alvo único que causa cerca de 10.000 HP (com nível de defesa básica) e inflige Curse. O inimigo é semi-aleatório, mas geralmente alterna entre seu ataque em grupo e seu ataque único. Com o pouco HP que tem, a batalha fica fácil.

A estatística Magic Defense mais baixa é 122. Isso significa que você vai precisar de 34 Magic Defense Spheres a fim de alcançar a estatística Magic Defense máxima para todos os sete personagens. 

One-Eye pode ser uma boa alternativa para ganhar Gil. Ele freqüentemente deixa cair armas com Triple AP com três espaços vazios, que podem ser vendidas por 67000+ gil. Já que você pode eliminá-lo em dois ataques, pode ser uma boa forma para ganhar um Gil se você precisar.

Maximizando Luck

Agora a coisa começa a ficar mais complicada. Você precisa lutar contra Greater Sphere para Luck Spheres e Earth Eater para Fortune Spheres, para habilitar os slots de Luck no Sphere Grid. Ou seja, um nó Luck +4 só pode ser totalmente ativado com 7 Fortune Spheres. Imagine o número de Earth Eaters que você terá que matar... Felizmente, temos uma estratégia rápida para matar estes monstros.

Use o overdrive de Wakka Attack Reels e Overdrive Mode: Loner, que é o método onde você ganha overdrive a cada turno que você passa sozinho na batalha, seja porque seus parceiros morreram ou escaparam . Para evitar alguma surpresa, equipe armadura com Deathproof em Wakka, coloque os outros 2 personagens para escaparem (contra Earth Eater você pode querer atacar normalmente 2 vezes para derrubá-lo e morrer com o contra-ataque dele que causa morte instantânea), então use Attack Reels ativando as 3 roletas com número 2 e um grande dano será feito.

Greater Sphere (Luck Sphere)
Primeiro, tenha Defence e Magic Defence alto. Assim o contra-ataque Hydraulic Press ou Ultima não será um problema. E faça Attack Reels + Loner. 

Earth Eater (Fortune Spheres)
Attack Reels + Loner. Em dois ataques você o mata.

Sobre o quanto você quer de Luck, merece uma boa explicação. Luck serve para influenciar a taxa de acerto de um ataque, se vai causar dano crítico e se você vai evadir de um ataque físico. Luck serve como um substituto para Evasion e Accuracy. Com 230 de Luck, 60 de Evasion e 0 (zero) de Accuracy, você já consegue 100% de taxa de acerto crítico contra Dark Mindy, o inimigo com maior Evasion e Luck do jogo e já tem a Evasion máxima contra qualquer inimigo do jogo. Por isto você não verá uma seção sobre Accuracy ou Evasion aqui, você não vai precisar farmar estas esferas.

Maximizando Agility

Fenrir (Agility Sphere)
Fenrir é difícil por causa de sua agilidade insanamente alta e pode acompanhar seus personagens mesmo quando eles são afetados por Haste. Fenrir tem 850.000 HP e pode facilmente evitar muitos ataques regulares se o Accuracy do grupo estiver baixo. Como você já deve ter aumentado o Luck, não será problema. O inimigo tem três ataques diferentes, todos com um único alvo, mas todos fortes. O primeiro é um ataque corpo-a-corpo simples contra seu alvo, o segundo atinge o alvo tirando 90% de seu HP e causa Confuse, enquanto o ataque final causa morte instantânea. 

O Agility mais baixo é 151 de Lulu e Auron. O cap de Agility é 170. Você não precisa aumentar seu Agility mais do que 170 em qualquer personagem, pois este valor com Auto-Haste já garante a máxima quantidade de turnos em qualquer batalha no jogo. Isso significa que você vai precisar de poucas Agility Spheres. 5 já está bom.

Maximizando Magic

Jumbo Flan (Magic Sphere)
Jumbo Flan é um pé no saco para matar, a estratégia para matar é a mais chata da Arena e, além de Magic não ser um atributo tão importante, por isto foi deixada para o final. Você deve usar a Aeon Anima e o seu ataque Pain. É um ataque mágico não-elemental (único tipo de ataque que fará dano em Jumbo Flan) e não pode ser refletido. Tenha Agility e Magic Defense alto com Yuna, para que Anima consiga acompanhar e sobreviver contra Jumbo Flan. Anima deve ter: Shell, Haste, Slow, Reflect, Curaga, Regen e Dispel. Na batalha, chame Anima, use Shell, Haste, Reflect, Slow (em Anima para ricochetear no Jumbo Flan, pois ele tem Auto-Reflect, não tem como dispelar) e, fique usando Pain para causar dano. Cure-se se estiver para morrer e certifique-se de usar Dispel se o Jumbo Flan lançar Regen sobre si mesmo. São 1.300.000 de HP, portanto, esteja pronto para gastar bastante tempo farmando estas Magic Spheres.

Polindo seus stats

Como já foi falado, você só precisa de 230 de Luck, 170 de Agility, 60 de Evasion, nada em Accuracy, 255 nos outros Stats, 999 em MP e 9999 em HP. Por que 999 de MP e 9999 HP, já que existe Break HP Limit e Break MP Limit?

Você realmente não precisa ter mais que 999 de MP. Existe One MP Cost e item como Three Stars que zeram o gasto de MP. Não precisaria existir Break MP Cost no FFX!

Já ter mais que 9999 de HP pode ser bom em certos casos, mas em poucos casos. E nestes casos você pode usar Auto-Protect, Def+20%, usar 5 vezes Cheer e topar seus stats de Defense e Magic Defense para diminuir o dano tomado. Muito HP também significa que ataques que tiram uma porcentagem do seu HP irão tirar muito HP e você vai precisar gastar mais turnos curando seus personagens. Todos os inimigos do jogo podem ser derrotados com o seu HP em 9999, e com folga. Mire 9999 de HP e basta.

HP Spheres podem ser obtidas do Ironclad, MP Spheres do Vidatu e Evasion Spheres do Pteryx , se você precisar.

Você pode usar Clear Spheres que você compra do gerente da Arena após desbloquear Ultima Buster (capture 5 de cada monstro no mundo) para apagar nós em seu Sphere Grid e colocar o stat que você deseja. Use para apagar nós de Accuracy e Evasion (até ter 60 de Evasion em Auron, o menor Evasion dos personagens) após ter obtido 230 de Luck. Também remova os nós que dão somente +2 ou +3 nos stas, pois se você usa uma esfera de stat, ela dará +4. HP+200 e MP+20 podem ser substituídas por HP+300 e MP+40. Assim você aproveita melhor o espaço do Sphere Grid.

Nemesis

O inimigo mais difícil do jogo era Nemesis, até a versão International do jogo ser lançada. Você precisa capturar 10 de cada monstro existente no mundo para Nemesis ser desbloqueado na Arena. É um monstro com 10.000.000 de HP, mas com todo este preparo para maximizar os stats, Nemesis não será um inimigo difícil. Vá lá e crie sua estratégia para matar o bicho. Existem várias. Se você sabe como matar Penance, Nemesis é fichinha.

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