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  1. Início

Dicas e truques

Truque para ganhar 99 Spheres Levels em uma luta (Don Tonberry AP Trick)

Há casos em que seus personagens precisam ganhar muito AP para cruzar rapidamente o Sphere Grid de um lado a outro. Este truque é exatamente o que você precisa. 

Você precisará capturar pelo menos um de cada monstro capturável em Cavern of Stolen Fayth para desbloquear Don Tonberry na Monster Arena, certifique-se de que seus personagen conheçam o overdrive mode Comrade.

Se você já tem Don Tonberry desbloqueado, lute uma batalha contra ele. Essa luta é apenas um teste para ver quais dos seus personagens mataram mais inimigos. Faça com que cada personagem ataque Don Tonberry e ele irá contra-atacar com Karma. Observe quais os 3 personagens recebem o maior dano do Karma (certifique-se de que pelo menos um saiba usar Flee).

Você precisará farmar armas com 3 habilidades específicas para fazer o truque funcionar, de preferência nestes 3 personagens que mais tomaram dano do Karma. A primeira habilidade é é Overdrive-> AP. Para uma, você precisará de 10x Door to Tomorrow. Existem várias maneiras de obter Door to Tomorrow. 
- desbloquear seis Area Creation, o que desbloqueará Catastrophe; por esse esforço, você receberá 99x Door to Tomorrow do gerente da arena 
- se a Ultima Weapon ainda não foi derrotado, use Steal nele; o roubo normal é 10x e raro 20x da Door to Tomorrow
- uma vez que o Bomb King é desbloqueado (capturando 5 Bombs, Grenades e Puroboroses), você pode derrotá-lo por 1x Door to Tomorrow (dropa 2x para um Overkill)
- você pode usar Bribe em Mech Leader por algumas Door to Tomorrow

Agora você precisa de armas com Triple AP e dois espaços vazios. Quem dropa isto são One-Eye, Ultima Buster, Th'uban e Neslug. Os três últimos podem estar fora do seu alcance, mas One-Eye pode ser administrável. Para desbloquear One-Eye, você precisa capturar pelo menos 4 de cada Floating Eye, Buer, Evil Eye, Ahriman, Floating Death. 

Então, o combo Overdrive-> AP e Triple AP é seu. Falta só Triple Overdrive. Você precisa da 30x Winning Formula para um Triple Overdrive:
- obtenha 99x Winning Formula do gerente da arena assim que desbloquear Neslug (desbloquear todas as Area Creations)
- derrotar Ultima Buster por 1x Winning Formula (2x para overkill)
- Subornar Sand Worm

Estiver muito difícil para obter Triple Overdrive, coloque SOS Overdrive ou Double Overdrive no lugar.

É muito bom ter Auto-Phoenix nas armaduras do seu personagem, assim você não precisa gastar turnos revivendo seus personagens. Para obter um, você precisa de 20x Mega Phoenix:
- ao desbloquear Pteryx você ganha 99x Mega Phoenix
- Bribe em Ghost para Mega Phoenixes
- Greater Sphere pode derrubar uma armadura com Auto-Phoenix 

Compre 99x Phoenix Down. Você vai precisar.

Mude o overdrive mode para Comrade. Agora coloque os seus três personagens com as armas preparadas e Auto-Phoenix. Pague o dinheiro para lutar contra o Don Tonberry. Ataque Don, ele usa Karma, o dano causado vira AP, seu alguém morrer, Auto-Phoenix dá conta do trabalho. Repita fazendo isto e você ganhará bastante AP sem riscos, a não ser que os Phoenix Downs acabem. Quando você quiser, fuja da batalha com Flee. Veja seus 99 Spheres Levels ganhos em cada personagem.

Para melhorar o ganho de AP, você pode deixar atacando somente o personagem que recebe mais dano do Karma com o overdrive mode Stoic. Isto pode ser mais rápido que todos com Comrade. Faça os testes.

Opções para ganhar dinheiro rápido 

# 1 - Mimics em Omega Ruins
Como você deve saber, às vezes em Omega Ruins você entra em uma batalha com Zaurus e um baú de tesouro. Há 50% de chance de que não haja nada no baú quando você tentar roubá-lo. Se isso acontecer, o baú se transforma em um Mimic. Mate-o e você receberá 50000 Gil. Juntamente com a habilidade Gillionare, essa soma pode aumentar para 100.000 Gil.

# 2 - Método do One-Eye
Mate One-Eye rapidamente. Na maioria das vezes ele dropa armas com 4 slots, um dos quais já está com Triple AP. Essa arma pode ser vendida por cerca de 67.000+ Gil. Se você for rápido e forte o suficiente para matar o One-Eye, este é um dos melhores métodos.

# 3 - Método do Kottos
Vá para Kilika, compre quantas armaduras puder, mas certifique-se de ter 6.000 gil sobrando. Vá para Calm Lands e lute uma vez com Kottos por Healing Springs. Após a luta, adicione SOS Regen à armadura e venda-a. Você acaba com um bom lucro. Você pode fazer 1 armadura com SOS Regen por luta. Se você fez Overkill você pode fazer 3 armaduras com SOS Regen.

Resumindo:
37781 (preço que você obtém por vendê-la) - 6000 (preço para batalhar Kottos) - 2250 (preço da armadura) = 29531 gil
Com overkill: 37781 * 3 - 6000 (para lutar contra Kottos) - 2250 * 3 (preço da armadura) = 100593 gil.

Leva menos tempo do que encontrar Mimics!

Obtendo Master Thief

Você precisa de 30x Pendulum para conseguir isso. Bribe em Master Tonberry custa dinheiro. Derrotar Neslug leva muito tempo. Vencer com quatro baús abertos na corrida de chocobo do Remiem Temple vai ser difícil. Existe uma boa opção para obter muitos Pendulum. Ultima Weapon. Quando você começar a lutar, use Bribe no Ultima Weapon por pelo menos um milhão de gil. Você receberá cerca de 90 Pendulums, o suficiente para três armaduras com Master Thief.

Obtendo Ribbon

# 1 - Farmando Dark Yojimbo
Dark Yojimbo é ótimo! Como você deve saber, você tem que derrotá-lo cinco vezes antes que ele vá embora de verdade. Mas, se você derrotá-lo apenas quatro vezes, salve o jogo, reinicie-o e carregue-o novamente, o contador de lutas de Yojimbo será zerado. Assim, você pode matá-lo mais quatro vezes. Preciso mencionar que esta é a melhor escolha para obter armaduras com Ribbon e 3 slots vazios? É verdade, outros darks aeons também deixam cair armaduras com Ribbon, mas você precisa resetar após cada luta, caso não tenha obtido o que estava procurando.

# 2 - Penance
Quando Penance puder ser combatido, equipe os personagens com armas com First Strike. Escolha o destino Penance no NavMap. Quando a batalha começar, derrube os dois braços. Cada um morto vai te dar 1x Dark Matter (raramente 1x Master Sphere) e 10000 AP.
Você pode esperar que um braço seja regenerado e, em seguida, matá-lo novamente para obter ainda mais itens. Quando estiver satisfeito, *fuja*! 
Não deixe Penance matar você e ver seu trabalho árduo ser desperdiçado. 

Estratégias contra alguns monstros chatos

# 1 - King Behemoth, Catoblepas
Como você já sabe, King usa Meteor como desperation move quando morre (e Catoblepas usa Ultima). Como contornar isto? Tidus ou quem tiver arma de Counter-Attack deve saber usar Provoke. Bata no Behemoth até que seu HP seja apenas uma fração do que costumava ser. Use Provoke. Ele irá atacar o provocador. Conforme o provocador sofre dano (ou evita o ataque), o provocador irá contra-atacar e matar King. A grande vantagem disso é que tal morte não aciona o Meteor. Para Catoblepas, faça com que a pessoa com Counter-Attack use Sentinel para proteger um dos ataques de Catoblepas. Uma vez recebido o ataque, o contra-ataque acontecerá, matando Catoblepas no processo e você nunca verá Ultima.

# 2 - Great Malboro
Esses caras são chatos. Mas tenha um personagem arma com First Strike e a habilidade Delay Buster. Quando estiver na batalha contra Great Malboro, use Delay Buster nele e você fará ser turno demorar bastante, mais do que o suficiente para matá-lo.

# 3 - Tonberry, Master Tonberry, Don Tonberry
Para evitar seu contador de Karma, deixe-os chegar perto por quatro turnos (ponto em que o Karma é desativado) e então bata neles ou coloque-os para dormir (exceto Don) e então use ataques mágicos.

# 4 - Demonolith
Para evitar o contador de Pharaoh's Curse, cale-os com o Silence Buster. Depois de silenciados, eles não podem mais usar. Então apenas mate eles.

# 5 - Bomb, Grenade, Puroboros, Bomb King
Para evitar que se inflem e se autodestruam, derrote-os com contra-ataques, pois esses tipos de ataques não farão com que eles inflem. Bomb King infla também, mas não explode no final - em vez disso, ele ganha acesso a Ultima. Acertar ele com contra-ataques irá contornar seu inflar.

# 6 - Spirit
Poison Mist é o contra-ataque do Spirit para quase qualquer coisa que você jogue contra ele. Para contornar isso, lance Provoke e ele começará a usar White Wind em seu grupo em cada turno subsequente... até você matá-lo.

Topando o medidor de overdrive do grupo em uma só batalha

Para esta dica, você precisará de Rikku e quaisquer outros dois personagens. As condições a serem cumpridas são que todos os alunos conheçam o Overdrive Mode Victor e tenham Triple Overdrive em suas armas. Comece com Rikku Mix Eccentrick, que duplica a carga dos medidores de Overdrive. Depois disso, apenas com os personagens restantes, abata os inimigos com Overdrives. Com o Eccentrick e Triple Overdrive, seus medidores estarão cheios no início da próxima batalha.

A armadura definitiva!

O que é uma armadura definitiva? Uma armadura definitiva é a melhor armadura completa para cada situação. Obviamente, você não pode esperar que uma armadura o faça passar por todo o jogo, então, para certas batalhas (especialmente Dark Aeons e Penance), armaduras especializadas precisam ser feitas.

Primeiro você precisa de armaduras com 4 slots para cada personagem. Você pode comprá-los de Wantz em Macalania Woods por 100.000 cada. Agora vejamos quais habilidades são boas.

Habilidade: Ribbon
Efeito: protege contra todas os status negativos, exceto para Curse, Death e os 4 breaks.
Opinião: Uma habilidade ótima, porém nem sempre é necessária. Minha preferência pessoal é tê-lo na armadura de apenas uma pessoa. Em Tidus, porque ele é o personagem principal. Não é necessário em todas as batalhas, porque nem todo inimigo usa ataques de status negativos.

Habilidade: Auto-Haste
Efeito: coloca automaticamente o personagem no status Haste.
Opinião: Uma das melhores habilidades automáticas do jogo. Obrigatória.

Habilidade: Auto-Protect
Efeito: coloca automaticamente o personagem no status Protect.
Opinião: Outra grande habilidade, lá em cima com Auto-Haste. Reduz ataques físicos pela metade. Também é obrigatória.

Habilidade: Auto-Phoenix
Efeito: usa automaticamente um Phoenix Down quando um membro do grupo morre.
Opinião: Útil contra inimigos que atacam apenas um personagem por vez. Torna você praticamente invencível enquanto houve Phoenix Downs, além do ganho de turnos, pois você não vai precisar gastar um turno revivendo seus personagens. Esta deve ser a melhor habilidade de armadura do jogo, com ganho de turnos e de sobrevivência.

Habilidade: Auto-Regen
Efeito: Coloca automaticamente o personagem no status Regen.
Opinião: Vale a pena considerar, pois restaura algo em torno de 100 - 450 HP por turno. Tenha cuidado se você for um zumbi, se decidir usá-lo. Melhor do que a maioria das habilidades, deve ser levada em consideração.

Habilidade: Defence + 20%
Efeito: Aumenta o poder de defesa em 20%.
Opinião: Você não pode vencer Penance sem essa habilidade (a menos, é claro, que você use Zanmato, tenha mais que 9999 HP ou use Sentinel para se proteger contra Immolation, nenhum dos quais é o método recomendado). Junte isso ao Auto-Protect e você reduzirá o dano sofrido por ataques físicos em 60%.

Habilidade: Auto Potion
Efeito: usa automaticamente uma poção quando atacado.
Opinião: Uma habilidade útil, mas não uma que eu usaria com muita frequência, boa contra Penance e Nemesis e é muito melhor do que Auto-Regen, mas apenas se você puder se dar ao trabalho de acumular poções. Extraordinário quando combinado com um Trio of 9999 (se seu HP máximo for apenas 9999) lhe dará uma cura completa, sem perder um turno. Lembre-se de que uma Potion só é usada quando seu HP cai abaixo de 50%.

Habilidade: Master Thief
Efeito: Receba apenas itens raros ao roubar, apesar de muitos itens comuns que o inimigo pode estar carregando.
Opinião: Potencialmente uma habilidade excelente. Tudo se resume à opinião sobre se você quer isso ou não. Se você Steal/Mug muito, consiga pelo para um personagem.

Habilidade: No Encounters
Efeito: Elimina encontros aleatórios com monstros.
Opinião: NUNCA COLOQUE ISSO NA ARMADURA DEFINITIVA DE ALGUÉM! Esse personagem não precisa estar em seu grupo ativo para que tenha efeito. Coloque-a em uma armadura separada (ou arma, se você conseguiu uma do monstro fora de Baaj Temple, que por algum bug dropa *armas* com No Encounters) e equipe-a quando precisar. Você realmente só precisa ter uma pessoa com isso.

Então, qual a configuração de armaduras definitiva?

-Auto-Phoenix
-Auto-Haste
-Auto-Protect
-Ribbon (em Tidus)/Master Thief (em Rikku)/Auto-Regen (resto do grupo)

Matemática usada para decidir o golpe do Yojimbo

Tudo depende da motivação de Yojimbo. Ela começa em 0, naturalmente. É calculado da seguinte forma:

FATOR 1: O dinheiro que você pagou a ele pelo ataque.
Motivação de acordo com o quanto você pagou a ele pelo ataque:

1        ~3 Gil         -> + 0      
4        ~7 Gil         -> + 4
8        ~15 Gil        -> + 8       
16       ~31 Gil        -> + 12
32       ~63 Gil        -> + 16      
64       ~127 Gil       -> + 20
128      ~255 Gil       -> + 24      
256      ~511 Gil       -> + 28
512      ~1023 Gil      -> + 32     
1024     ~2047 Gil      -> + 36
2048     ~4095 Gil      -> + 40     
4096     ~8191 Gil      -> + 44
8192     ~16383 Gil     -> + 48     
16384    ~32767 Gil     -> + 52
32768    ~65535 Gil     -> + 56     
65536    ~131071 Gil    -> + 60
131072   ~262143 Gil    -> + 64      
262144   ~524287 Gil    -> + 68
524288   ~1048575 Gil   -> + 72     
1048576  ~2097151 Gil   -> + 76
2097152  ~4194303 Gil   -> + 80      
4194304  ~83886007 Gil  -> + 84
8388608  ~16777215 Gil  -> + 88     
16777216 ~33554431 Gil  -> + 92
33554432 ~67108863 Gil  -> + 96     
67108864 ~134217727 Gil -> + 100
134217728~268435455 Gil -> + 104     
268435456~536870911 Gil -> + 108
536870912~999999999 Gil -> + 112

FATOR 2: O parâmetro de compatibilidade
Este parâmetro oculto começa em 128. O mínimo é 0 e o máximo é 255.
Ele diminui em 20 pontos se você pagar a ele 0 Gil.
Ele diminui em 10 pontos se Yojimbo for morto durante a batalha.
Ele diminui em 3 pontos se você dispensá-lo logo depois de invocá-lo.
Ele diminui em 1 ponto quando ele ataca com Daigoro.
Não muda quando ele usa Kozuka.
Ele aumenta em 1 ponto quando ele usa Wakizashi contra um inimigo.
Ele aumenta em 3 pontos quando ele usa Wakizashi contra todos os inimigos.
Aumenta em 4 pontos quando ele usa Zanmato.
Não é reiniciado quando a batalha termina.

A motivação de Yojimbo de acordo com seu parâmetro de compatibilidade quando você o pagou pelo ataque:
+ (Compatibilidade / 4)
(arredonde ignorando o que está depois da vírgula)

FATOR 3: Sua resposta quando você o contratou e o Zanmato Lv. do inimigo

Você escolheu que queria contratá-lo como parte do seu treinamento como Summoner: X [0,75 + (o que você pagou pelo ataque X 0,5 / a quantidade total de Gil que você tem)] (arredonde ignorando o que está depois da vírgula)

Você escolheu contratá-lo como parte de seu treinamento como Summoner, ou para destruir inimigos:
O inimigo é Zanmato Lv. 1 -> X 1
O inimigo é Zanmato Lv. 2 -> X 0,5
O inimigo é Zanmato Lv. 3 -> X 0,33
O inimigo é Zanmato Lv. 4 -> X 0,25
O inimigo é Zanmato Lv. 5 -> X 0,2
O inimigo é Zanmato Lv. 6 -> X 0,16
(arredonde ignorando o que está depois da vírgula)

Você escolheu que queria contratá-lo para derrotar inimigos realmente fortes:
O inimigo é Zanmato Lv. 1 ~ 3 -> X 0,8
O inimigo é Zanmato Lv. 4 ~ 6 -> X 0,4
(arredonde ignorando o que está depois da vírgula)

FATOR 4: Medidor de Overdrive
Se estava cheio quando você pagou pelo ataque: + 20

FATOR 5: O fator aleatório
Esse é aleatório: pode ser qualquer valor entre + 0-63

FATOR 6: Então, qual o resultado?
Se, depois disso, a motivação de Yojimbo for igual ou superior a 80, ele vai usar o Zanmato. Caso contrário, todo o cálculo será feito mais uma vez, mas o Zanmato Lv do inimigo. será considerado 1 neste momento. E de acordo com o novo resultado de Motivação:
0 ~ 31 -> Daigoro
32 ~ 47 -> Kozuka
48 ~ 63 -> Wakizashi (um inimigo)
64+ -> Wakizashi (todos os inimigos)

ATAQUE GRÁTIS?

Yojimbo também pode atacar imediatamente de graça quando chegar sua vez. A probabilidade é: Parâmetro de compatibilidade / 1024
Quando ele ataca de graça, o tipo de ataque que ele faz é decidido da seguinte forma: [Parâmetro de compatibilidade / 4] (arredondar ignorando o que está depois da vírgula) + 0~63 (aleatório)
Se o resultado for:
0 ~ 31 -> Yojimbo usa Daigoro
32 ~ 47 -> Yojimbo usa Kozuka
48 ~ 63 -> Yojimbo usa Wakizashi contra um inimigo
64 ~ 79 -> Yojimbo usa Wakizashi contra todos os inimigos
80+ -> Yojimbo usa Zanmato se o Zanmato Level do inimigo é 1, caso contrário, ele usa Wakizashi contra todos os inimigos

Sabendo disto tudo, escolha a terceira opção quando for contratar Yojimbo, sempre pague 1024, 2048, 4096 ou 8192 em Gil, não use dismiss logo de cara e não deixe ele morrer. Assim você assegura uma boa chance para ele usar Zanmato e ataques grátis.

Guia de Bribe

A habilidade Bribe foi uma inovação do FFX, é uma forma nova para ganhar itens raros. Você suborna o monstro com Gil para que ele abandone a luta e deixe itens para você. Muitos itens raros são obtidos desta forma. Trate de ter muito Gil!

A quantidade necessária de Gil depende de quanto HP o monstro tem. Você precisa descobrir a quantidade de HP do inimigo e multiplicar por 20.

Você pode conseguir subornar com menos e é bom tentar. Se a tentativa falhar, você não perdeu o Gil, porque cada tentativa o Gil que você gastou vai acumulando para aquele inimigo. Você pode continuar usando Bribe e os valores se somam. 

Outra coisa legal é que você pode obter mais itens do que o que o inimigo deixa quando se satisfaz com o valor de 20X o seu HP. Se você pagar mais, ele vai deixar mais do mesmo item, mas não na mesma proporção por quantidade de dinheiro, mas em uma escala logarítmica.

Alguns subornos interessantes:

  • Level 3 Key Sphere x40 por 900.000 gil de Demonolith
  • Level 4 Key Sphere x2 por 196.000 gil de Chimera Brain
  • White Magic Sphere x2 por 256.000 gil de Dark Flan
  • Black Magic Sphere x2 por 152.000 gil de Black Element
  • Skill Sphere x2 por 360.000 gil de Zuu
  • Special Sphere x6 por 1.088.000 gil de Adamantoise
  • Door to Tomorrow x2 por 74.000 gil de Mech Leader
  • Mega Phoenix x2 por 8.600 gil de Alcyone
  • Chocobo Wing x60 por 360.000 gil de Machea
  • Ether Turbo x16 por 81.600 gil de Thorn
  • Wings to Discovery x4 por 540.000 gil de Malboro
  • Pendulum x99 por 1.400.000 de Ultima Weapon
  • Rename Card x10 por 157.000 gil de Zaurus
  • Remedy x80 por 92.980 gil de Lord Ochu
  • Winning Formula x15 por 900.000 de Sand Worm
  • Supreme Gem x20 por 260.000 de Halma
  • Healing Spring x20 por 90.000 de Octopus

Al Bhed Primers

Cada Al Bhed Primer faz a tradução de uma letra de quando alguém fala Al Bhed durante o jogo. Pegue todas as 26 e você irá aprender Al Bhed. Tome cuidado, pois algumas só podem ser obtidas em uma pequena parte do jogo. Felizmente, muitos deles não são completamente perdíveis.

# 01. Al Bhed Ship
No navio com Rikku e o Brother, uma vez que eles resgatam Tidus. Do outro lado do navio em frente ao Save Sphere.
Este manual pode ser obtido no Oasis na Bikanel Island se você perder.

# 2. Besaid Village
Dentro da Crusaders Tent, perto da escrivaninha na entrada. A visão é obscurecida por NPCs dependendo de onde você está na história.
Este Primer pode ser bloqueado por Dark Valefor se você não pegá-lo antes de pegar o Airship.

# 3. S.S. Liki - Engine Room
Dentro da Engine Room do navio que o transporta de Besaid para Kilika; está perto da parte inferior da tela.

# 4. Kilika - Tavern
No bar que está dentro da Tavern em Kilika, acessível uma vez que Yuna executa um envio durante a história.

# 5. S.S. Winno - Bridge
No chão da cabine do navio que o transporta de Kilika a Luca.

# 6. Luca Stadium - Left Locker Hallway
No chão do corredor do lado de fora do vestiário esquerdo em Luca. Pode ser ocultado por NPCs dependendo de onde você está na história.

# 7. Luca Theatre - Lobby
No chão próximo, à esquerda, ao sul da escada.

# 8. Mi'hen High Road - Travel Agency
Oferecido automaticamente por Rin.

# 9. Mi'hen High Road - Path
Na tela ao norte da Travel Agency, conforme o caminho faz curvas, ele está na grama perto da curva final onde Maechen e Shelinda estão.

# 10. Mushroom Rock Road - Precipice
Perto do final da área antes da plataforma de rocha final que leva ao elevador. Há um pequeno caminho que dá a volta para a esquerda. Procure no chão perto do final do caminho curvo, é difícil ver no chão.

# 11. Djose Highroad
Na metade do caminho, ela está bloqueado por um pilar de rocha onde a câmera muda a visão.

# 12. Moonflow - North Side
No Northern Side de Moonflow, suba a rampa e vire à esquerda.

# 13. Guadosalam - House
Há uma casa no lado esquerdo da área. O Primer está dentro da casa no chão.

# 14. Thunder Plains - Travel Agency
Fale com Rikku para que Rin apareça. Fale com Rin e quando ele perguntar como está seu estudo de Al Bhed, diga que está indo bem.
Se você falhar, ela pode ser obtida no Oasis em Bikanel Island.

# 15. Macalania Woods - Northern Exit
Na área onde Auron corta as árvores para mostrar a Tidus algo importante. Há um caminho para o sul à direita, é ao longo desse caminho e é difícil de ver.

# 16. Lake Macalania - Outside Travel Agency
Literalmente do lado de fora da agência, à esquerda da porta.

# 17. Sanubia Desert - Central
Esta é a terceira área em que você vai ao chegar na Bikanel Island; aquele com o Save Sphere no meio da área. À esquerda da esfera de save estão os edifícios vazios, dentro do edifício à direita da saída da área.

# 18. Sanubia Desert - Central
Usando o Save Sphere no # 17 como o mesmo ponto de referência. Siga para o norte e está perto da placa que está perto da saída da área.

# 19. Al Bhed Home - Outside (PERDÍVEL)
Exatamente quando você se aproxima da casa Al Bhed, antes de entrar, verifique perto dos escombros do lado esquerdo.

# 20. Al Bhed Home - Quarters (PERDÍVEL)
Quando você entrar em Al Bhed Home, você eventualmente estará em um corredor estreito e a câmera mudará para um ângulo estranho. Siga em frente até que se conserte, agora volte por onde veio e verifique a porta à esquerda. Dentro da porta você será atacado. Mate os inimigos, em seguida, verifique a cama para a Primer.

# 21. Al Bhed Home - Hallway (PERDÍVEL)
No mesmo corredor mencionado no item 20. Quando você avançar, haverá uma divisão de três vias. A esquerda tem uma Save Sphere, vá para o caminho da direita e a Primer está no chão no canto de trás.

# 22. Bevelle Temple - Pre-Cloister of Trials (PERDÍVEL)
Depois de um evento de enredo específico, você estará em Bevelle e seguirá para o Cloister of Trials. Há uma pequena área com um lance de escadas e você verá o grupo sair por uma porta nos fundos. A Primer está no chão, à direita da escada.

# 23. The Calm Lands
The Calm Lands é uma vasta área, esta Primer está em uma pequena saliência na parte noroeste da área. Não muito longe à esquerda de onde a Chocobo Trainer costuma sentar.

# 24. Remiem Temple
Você precisará ser capaz de andar de chocobo para chegar ao Remiem Temple primeiro. Assim que chegar ao templo, atravesse a ponte e desça pelo caminho do lado esquerdo. A Primer está no chão um pouco depois da esfera.

# 25. Cavern of the Stolen Fayth
Nas profundezas da caverna está uma esfera de save. A Primer está no chão no beco sem saída à esquerda da Save Sphere.

# 26. Omega Ruins
Nas profundezas das Omega Ruins há uma área circular com 4 baús de frente um para o outro. A Primer está contra a parede perto da tocha do lado esquerdo na parede.

Coisas que você pode perder

Poucas coisas no jogo você nunca mais poderá pegar caso deixe a chance passar. Uma dessas coisas são as Primers do número 19 ao 22, pois você não poderá voltar para Al Bhed Home e  Bevelle Temple - Pre-Cloister of Trials mais na frente do jogo.

Outra coisa que pode te dar dor de cabeça é deixar de pegar as Destruction Spheres em Besaid Temple e Macalania Temple assim que você tiver a chance. Tenha certeza de pegar a Destruction Sphere, usar e abrir o baú escondido nestes lugares, pois os templos nestes lugares serão protegidos por dark aeons após você obter a Airship. Assim você poderá pegar Anima e as Magus Sisters antes de ter que derrotar algum dark Aeon.

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