O mundo de Spira é condenado em um ciclo de morte. Seu povo vive com medo da grande ameaça conhecida apenas como Sin. As pessoas buscam consolo nos templos de Yevon. A fé em Yevon ensina que a única maneira de derrotar temporariamente Sin é os summoners sacrificarem suas vidas enquanto realizam a Final Summoning. Para esse fim, os summoners periodicamente partem em peregrinações com o objetivo de devolver a paz a Spira. Mas mesmo a Final Summoning não pode matar Sin - apenas o impede de reviver por um tempo. Nesses períodos pacíficos, conhecidos como Calms, o povo recebe uma breve pausa da ameaça de Sin.
Lady Yuna, da vila de Besaid, é uma dessas summoners, determinada a trazer a próxima Calm. Ela conhece Tidus, um garoto lançado em Spira de Dream Zanarkand. Diante desse mundo desconhecido, o rapaz se torna um dos guardiões de Yuna e se junta a ela em sua jornada. Sua busca os lança em uma série de eventos chocantes, incluindo a devastação das fileiras anti-Sin dos Crusaders, a revelação da verdadeira identidade de Sin e a traição dos templos. Apesar disso, o grupo supera os julgamentos e cria sua própria história.
1000 anos atrás:
- Uma enorme guerra ocorre entre as cidades de Bevelle e Zanarkand. A guerra é travada com armas de alta tecnologia, ou "machina". A machina de Bevelle é muito superior à de Zanarkand. A guerra destrói uma grande área de terra, mais tarde conhecida como Calm Lands. O líder de Zanarkand, o summoner Yu Yevon, teme o pior.
- A pedido de Yevon, muitas pessoas de Zanarkand desistem de suas vidas e se transformam em fayths. (Fayths são almas presas em estátuas, cujos sonhos manipulam um fenômeno chamado pyreflies. Esse fenômeno pode resultar em tornar real o que não é: por exemplo, chamar Aeons, seres de grande poder.) O próprio Yu Yevon se funde com a energia da vida (pyreflies) do resto do povo para construir uma armadura invencível chamado Sin. Usando Sin, ele dizima o exército de Bevelle; no entanto, a criação de Sin destrói Zanarkand também. Do interior de Sin, Yevon usa a fayth para convocar uma Dream Zanarkand: Zanarkand como era antes de sua destruição, para mantê-la em seu estado intocado para sempre.
- A filha de Yu Yevon, Lady Yunalesca, é pioneira em um plano de punir Bevelle e homenagear seu pai também. Ela cria uma técnica chamada Final Summoning, na qual um summoner que treina suas habilidades de evocação de Aeons pode chamar a Final Aeon. O Aeon é criado a partir de um guardião do summoner, que tem um vínculo estreito com ele; o guardião é morto e transformado em um fayth, que então controla o Aeon. Invocar o Final Aeon destrói a armadura de Yevon, Sin, mas Yevon então se funde com o novo Aeon e Sin renasce novamente depois de um tempo. O summoner também não pode suportar a energia causada por esse fenômeno e morre também. Yunalesca proclama que esse ritual pode derrotar Sin por um tempo e dar esperança a Spira por um tempo, mas, a menos que o mundo abraçe os ensinamentos de Yu Yevon e expie seus pecados, Sin nunca desaparecerá completamente. (Isso não é verdade, mas ela deseja dar ao mundo a esperança de uma salvação final.)
- Yunalesca usa seu marido Zaon como o primeiro Final Aeon. Ela é morta pela Final Summoning, mas se recusa a ser enviada para Farplane. Ela permanece nas ruínas de Zanarkand para orientar futuros invocadores no ritual da Final Summoning.
- Bevelle permanece aterrorizado com Yevon e Sin e para apaziguar Yevon começa a circular seus ensinamentos (recebidos por Yunalesca). Principalmente, isso gira em torno da Final Summoning e da proibição de machina (Yevon deseja que a guerra de machina nunca aconteça novamente). Ele permite que certas máquinas não marciais (máquinas para blitzball, por exemplo) sobrevivam. Bevelle divulga esses ensinamentos (juntamente com o plano de Yunalesca envolvendo a Final Summoning) e cria templos em toda Spira. Cada templo tem um fayth, com os quais summoners podem treinar o uso de Aeon desta fayth.
- Os Al Bhed, uma tribo que fala uma língua diferente de todo o resto do mundo, não se impressionam com Yevon e permanecem firmes no uso de machina. Eles são rotulados como traidores por Bevelle e sua machina é destruída sempre que possível ou escondida (como no caso da airship lendária). Eventualmente, os Al Bheds perdem o conhecimento de como fazer machinas e são forçados a usar o que puderem recuperar do mundo, sem conhecer o funcionamento real dela.
- Uma música mais tarde conhecida como Hymn of the Fayth (originalmente cantada em Zanarkand) é tocada por quem desafia Bevelle, incluindo a fayth dentro dos templos. A princípio, Bevelle proíbe o uso da música, mas depois de perceber que isso não está funcionando, eles espalharam uma história sobre o fato de ser cantada em desafio a Sin. Eventualmente, é adotada como uma canção sagrada pelos Yevonites.
- As terras tornadas inabitáveis pela machina war são posteriormente adotadas pelos summoners como o local para concluir a Final Summoning; a localização é ideal porque é desabitada. Como o tempo entre a destruição de Sin e seu renascimento é conhecido como Calm, o local se torna conhecido como Calm Lands.
(A partir deste ponto, "Yevon" se referirá à igreja de Yevon, não à pessoa Yu Yevon.)
Algum tempo nos últimos mil anos:
- Lady Yocun e Lord Ohalland (ex-jogador de blitzball) completam suas peregrinações e a Final Summoning e são postumamente chamados High Summoners.
- Um Al Bhed, chamado Bilghen, instala torres de máquinas nas planícies de Gandof Thunder, projetadas para atrair os raios que caem continuamente lá. Ele acaba sendo morto por um raio.
- Um ladrão rouba um fayth de um templo e o esconde em uma caverna perto do Mount Gagazet, na tentativa de impedir que os summoners completem suas peregrinações e se sacrifiquem. A caverna acaba se tornando o lar de demônios fortes e é chamada de Cavern of the Stolen Fayth.
800 anos atrás:
- Lord Mi'ihen cria um exército de soldados chamado Crimson Blades, dedicado a combater Sin e proteger Spira. Receoso pelo destino do ritual da Final Summoning, o templo de Bevelle classifica Mi'ihen como traidor e blasfemador. Mi'ihen caminha pelo caminho mais tarde conhecido como Mi'ihen Highroad até Bevelle e se defende em frente à corte de Yevon. Ele consegue conquistar a confiança deles, Yevon muda o nome das Crimson Blades para os Crusaders e a declara um braço do clero de Yevon.
700 anos atrás:
- Um membro poderoso da igreja Yevonite , Omega, se rebela contra sua fé. Ele está preso em um lugar escuro, mais tarde conhecido como Omega Ruins. Como ele nunca é enviado para Farplane após sua morte, ele se torna um demônio particularmente perigoso.
400 anos atrás:
- Lord Gandof completa sua peregrinação e luta contra Sin nas Calm Lands. A luta cria um enorme desfiladeiro, mais tarde chamado de Scar. Gandof termina sua batalha no fundo da Scar e destrói Sin, depois morre.
- Como não há summoners nas Calm Lands, os poucos habitantes acabam adotando a Scar como cemitério.
50 anos atrás:
- Lord Mika é ordenado como Grand Maester of Yevon. Ele morre logo, mas se recusa a ser enviado e continua sendo o Grand Maester.
Uma geração atrás:
- Sin ataca a Home of the Al Bhed e a destrói. Um Al Bhed chamado Cid surge como líder e os leva a reconstruir seu lar na ilha deserta de Bikanel.
- Uma summoner chamada Belgemine faz sua peregrinação. Ela se aproxima do fim, mas é morta antes de poder convocar o Final Aeon. Ela não é enviada, mas permanece em Spira e resolve ajudar futuros summoners a treinar seus Aeons até que alguém seja qualificado o suficiente para chamar o Final Aeon sem a ajuda dela.
23 anos atrás:
- Wakka nasceu em Besaid Village.
Há 17 anos:
- Braska, um padre de Yevon, começa a visitar o Al Bhed em um esforço para promover as relações entre as duas culturas. Ele se apaixona por uma Al Bhed (a irmã de Cid, o líder dos Al Bhed) e se casa com ela. Eles têm uma filha chamada Yuna (em homenagem a Lady Yunalesca). Cid, embora inicialmente zangado com sua irmã, amolece e a convida a voltar para casa. Ela concorda, mas no caminho sua nave é atacada por Sin e ela é morta. Braska resolve se tornar um summoner para derrotar Sin.
Entre 17 e 10 anos atrás:
- Auron, um monge guerreiro de Yevon, recusa a mão da filha do sumo sacerdote que lhe foi oferecida. Ele se recusa a se casar contra sua vontade e é banido da ordem dos monges.
- O amigo de Auron, Wes Kinoc, é nomeado capitão dos monges guerreiros (uma promoção originalmente destinada a Auron). Mais tarde, ele é promovido a maester de Yevon.
10 anos e 3 meses atrás:
- Jecht, jogador de blitzball de Dream Zanarkand, sai para o mar, onde encontra Sin. A reunião o expulsa do sonho e ele entra em Spira, perto de Bevelle. Após um incidente conturbado com os guardas próximos, Jecht acaba na prisão. Braska, intrigado, visita a prisão e oferece a Jecht sua liberdade em troca de ser seu guardião na jornada para a verdadeira Zanarkand. Jecht concorda. Braska também é acompanhado por Auron em sua jornada.
10 anos atrás:
- Kimahri Ronso e Biran Ronso, heróis de seu clã, têm uma batalha perto do Monte Gagazet. Kimahri perde, mas se recusa a admitir o fracasso. Biran, enfurecido, quebra o chifre de Kimahri. Em desgraça, Kimahri deixa Gagazet e vagueia em direção a Bevelle.
- Ao longo da jornada de Braska, ele visita a Besaid Island e fica encantado com ela; ele pede a Auron para trazer Yuna para lá depois que a peregrinação terminar.
- No caminho através do Moonflow, Jecht ataca seu shoopuf em um estupor bêbado. Ele resolve nunca mais beber.
- Braska e o grupo chegam a Zanarkand, onde são recebidos por Yunalesca. Ao descobrir o papel do guardião, Jecht concorda em se tornar o fayth, tendo perdido a esperança de retornar a Zanarkand. Ele pede a Auron que encontre um caminho para sua Dream Zanarkand e cuide de seu filho Tidus; Auron concorda.
- Jecht se torna o Final Aeon. Braska o invoca e derrota Sin, mas morre. Jecht eventualmente se funde com Yu Yevon e se torna o novo Sin.
- Auron, dilacerado em perda e tristeza, volta ao templo em Zanarkand e confronta Yunalesca, exigindo saber por que Braska teve que morrer. Yunalesca dá a ele o discurso usual sobre a Final Summoning, dando esperança a Spira. Auron ataca Yunalesca, mas é derrotado e mortalmente ferido. Ele desce o monte Gagazet e tropeça em Kimahri. Ele implora que ele leve a filha de Braska, Yuna, de Bevelle para Besaid. Ele perde a consciência e é descoberto por Rin, um comerciante Al Bhed, que o recebe. Auron morre durante a noite. Ele se recusa a ser enviado, resolvendo cumprir sua promessa a Jecht, e deixa a loja de Rin no meio da noite.
- Wakka se junta aos Besaid Aurochs, eventualmente se tornando seu capitão. Eles não vencerão nenhum jogo nos próximos dez anos.
- Kimahri vai para Bevelle, encontra Yuna e a leva para Besaid. Ela implora que ele não a deixe e ele fica em Besaid com ela.
- Yuna cresce com os novos amigos Lulu, Wakka e seu irmão Chappu. Os pais de Lulu e Wakka são mortos em um ataque de Sin logo após ou pouco antes de Yuna chegar. Lulu e Chappu se aproximam e acabam desenvolvendo uma conexão romântica.
Nos últimos dez anos:
- Auron monta em Sin e acaba em Dream Zanarkand, onde vigia Tidus. A mãe de Tidus morre de coração partido quando Jecht não volta. Tidus cresce na sombra de seu pai para se tornar o principal jogador do Zanarkand Abes.
- Jyscal Guado completa um trabalho incansável de aproximar a tribo Guado de Yevon. Ele é recompensado se tornando Maester of the Guados. Ele completa sua vontade de aproximar Bevelle e os Guados casando-se com uma humana.
- O filho de Jyscal, Seymour, passa por um período extremamente difícil, tanto com os Guados quanto com os humanos. Jyscal não tem escolha senão mandar ele e sua mãe para a ilha de Baaj. Desejando protegê-lo, sua mãe se torna um fayth e lhe dá o poder do dark aeon Anima. No entanto, provando o poder, Seymour deseja muito mais.
- Seymour retorna a Guadosalam e sobe nas fileiras de Yevon, tornando-se sumo sacerdote de Macalania Temple.
- Lulu se torna guardiã de uma summoner chamada Lady Ginnem e a acompanha em sua peregrinação. No entanto, ao chegar à Cavern of the Stolen Fayth, Lady Ginnem é morta por demônios. Ela nunca é enviada e se torna um monstro poderoso.
- Rikku, filha de Cid, é atacada por um monstro na água. Seu irmão o ataca com uma magia de Thunder, mas a atinge dando-lhe uma fobia de raios.
Um ano atrás:
- Luzzu, líder da filial de Besaid dos Crusaders, convence Chappu a se juntar aos Crusaders. Ele recebe uma arma machina dos Al Bheds. Ele é morto em uma batalha com Sin. Lulu fica reservada e fria.
- Wakka perde sua concentração em um torneio de blitzball por causa das notícias de Chappu. Ele resolve deixar o blitzball e se tornar um guardião.
Seis meses atrás:
- Wakka e Lulu acompanham Father Zuke, um sacerdote de Yevon, em uma peregrinação para se tornar um summoner. No entanto, ao chegar a Calm Lands, Zuke deixa sua peregrinação e se torna monge em Bevelle. Durante toda a peregrinação, Wakka fica distraído pensando em blitzball e resolve retornar a Besaid para um último torneio antes de se tornar um guardião de Yuna, que também decidiu se tornar uma summoner.
Duas semanas atrás:
- Seymour mata seu pai Jyscal, mas Jyscal percebe o que está acontecendo e grava uma video sphere avisando, para quem achar a esfera, das verdadeiras intenções de Seymour. Ele é relutantemente enviado para Farplane antes do tempo. Seymour é ordenado como maester de Yevon.
Presente:
- Yuna entra no Cloister of Trials no Besaid Temple. Lulu e Kimahri agem como seus guardiões, enquanto Wakka pratica com os Aurochs na praia.
- Cid envia sua filha Rikku e seu irmão com uma tripulação de Al Bheds em um navio de resgate para as ruínas na ilha de Baaj. Eles devem encontrar a machina airship lendária de mil anos atrás e levantá-la do fundo do oceano.
- Cid também põe em movimento um plano para impedir que todos os summoners concluam suas peregrinações, cansado do sacrifício que pacifica Sin.
- Os Crusaders fazem um acordo com o Al Bhed para combinar forças em um ataque que eles chamam de Operation Mi'ihen. Eles pretendem capturar Sinspawns e levá-los a um ponto (a Mushroom Rock) e quando Sin voltar para eles, o atingirão com armas machina. Os Maesters Kinoc e Seymour seguem o plano, sabendo muito bem que ele falhará e causará incontáveis baixas, sentindo que a esperança da vitória valerá a pena.
- Jecht/Sin deseja parar a violência que está causando contra sua vontade em Spira. Ele leva Auron para Dream Zanarkand. Sin ataca Zanarkand durante um torneio de blitzball; Auron leva Tidus para Sin. Tidus e Auron são retirados de Zanarkand. Tidus é empurrado para a ilha deserta de Baaj.
- Depois de ser atacado por monstros (e mal escapar das garras de um deles) e acender um fogueira, Tidus é atacado por mais um monstro e resgatado por Rikku e sua equipe Al Bhed, que pensam que Tidus é um monstro por algum motivo estranho. Profundamente desconfiados de Tidus, eles decidem deixá-lo viver se ele ajuda em sua operação de resgate.
- Tidus e Rikku conseguem ligar a airship e abrir o caminho para outros Al Bheds resgatá-lo, mas eles são atacados por Sin no navio de resgate. Tidus acaba perto de Besaid Island; Rikku e tripulação sobrevivem e levam a airship de volta para casa.
- Tidus faz amizade com Wakka e promete se juntar aos Aurochs para o torneio em Luca. Ele conhece Luzzu e Gatta, os Crusaders, pela primeira vez. Wakka o leva para Besaid, onde ele é apresentado aos vários aspectos da cultura de Yevon.
- Um dia passa e Yuna ainda não volta dos testes. Ao descobrir sobre isso, Tidus invade os Trials, mais tarde acompanhado por Wakka. Eles encontram Yuna e seus guardiões lá, tendo acabado de passar nas Trials e ganhar o aeon Valefor. Yuna demonstra sua nova habilidade de convocação na praça da vila.
- Lulu está zangada com Wakka por trazer Tidus para a vila; ela está especialmente nervosa com a semelhança de Tidus com Chappu.
- Na manhã seguinte, Wakka dá a espada de Chappu a Tidus. Wakka, Lulu, Tidus e Yuna vão em direção à praia. Tidus é atacado por Kimahri ao longo do caminho por algum motivo; ele então se junta ao grupo. Yuna vai até Kilika visitar o templo, enquanto Tidus vai com Wakka a Luca para o torneio de bliztball (Kilika está no caminho para Luca).
- Tidus conhece um empresário/vendedor chamado O'aka XXIII no barco S.S. Liki com destino a Kilika, que pede algumas doações. Ele o encontrará várias vezes no futuro, vendendo mercadorias. O navio Liki é atacado por Sin, que então segue a Kilika Town e causa muitos danos. Yuna realiza o envio para os falecidos. Eles atravessam a floresta para o Kilika Temple; eles se encontram com Gatta, Luzzu e os Crusaders ao longo do caminho e confrontam um monstro chamado Lorde Ochu. No templo, um Sinspawn os ataca mais uma vez.
- Depois de vencer o Sinspawn, a equipe encontra os arrogantes Luca Goers no templo. Lá dentro, eles encontram Dona, outra summoner e seu corpulento guardião Barthello. Tidus (que não é um guardião) fica do lado de fora do Cloister of Trials, mas é empurrado para dentro por Barthello (Dona está pregando uma peça nele). Yuna e companhia terminam as Trials e ela obtém o aeon Ifrit.
- No barco S.S. Winno em direção a Luca, Tidus tenta disparar um Jecht Shot, a marca registrada de seu pai. (Ele pode ou não ter sucesso). Yuna assiste e inicia uma conversa sobre seu pai, onde surgem os sentimentos de desprezo e nojo de Tidus por Jecht.
- Em Luca, Maester Mika e Maester Seymour chegam para supervisionar o torneio. O mesmo acontece com a equipe de blitzball de Al Bhed Psyches, que informa a Cid que Yuna chegou (Cid pretende capturar todos os summoners para impedir que terminem suas peregrinações e se sacrifiquem). Yuna ouve sobre Auron estar em Luca e leva Tidus para encontrá-lo. Eles não conseguem encontrá-lo, no entanto. Kimahri está distraído com a chegada de Biran Ronso e seu amigo Yenke, que o provocam. Uma briga começa e, na briga que se segue, Yuna é capturada pelos Al Bhed.
- Para cobrir suas perdas, os Al Bhed Psyches emitem um ultimato aos Besaid Aurochs (que devem jogar contra o Psyches e o Luca Goers), dizendo para eles entregarem a partida se quiserem Yuna de volta. Tidus, Yuna e Kimahri correm para o navio Al Bhed e resgatam Yuna. Lulu dispara um sinalizador para informar Wakka da segurança de Yuna. Os Aurochs mal vencem a partida contra os Psyches, mas Wakka está ferido na partida.
- Tidus volta para a sala dos Aurochs e assume o lugar de Wakka no jogo contra os Goers (que ele pode ou não ganhar).
- Guados leais a Seymour, por ordem dele, e em um esforço para mostrar a Spira seu poder e obter sua confiança, liberam monstros no estádio. Seymour invoca seu aeon Anima e os dizima. Tidus também encontra Auron no caos. Ele informa que Sin é Jecht.
- Auron oferece seus serviços como guardião para Yuna e insiste em que Tidus seja incluído também. Eles vão em direção ao templo em Djose, passam pela Mi'ihen Highroad e Mushroom Rock Road.
- Ao longo da estrada, eles encontram Belgemine (que desafia Yuna para uma batalha de Aeons), Shelinda (uma inocente acólita da igreja de Yevon), os Chocobo Knights (Lucil, Elma e Clasko) e Maechen pela primeira vez; eles conhecerão esses personagens várias vezes ao longo de sua jornada, mas geralmente eles não fazem nada de mais. Eles também conhecem uma jovem chamada Calli.
- Eles param na Rin's Travel Agency, onde ouvem sobre um monstro que come Chocobos. Tidus resolve matá-lo (ele pode ou não fazê-lo. Matá-lo fará ganhar um passeio grátis de chocobo; não matá-lo faz com que você seja empurrado de um penhasco para a Oldroad, onde você tem que voltar para a estrada principal depois de um longo caminho). Yuna grava suas palavras finais para seus amigos aqui em uma esfera de vídeo, com a intenção de deixar para seus guardiões após a Final Summoning.
- O caminho para Djose está fechado devido à Operation Mi'ihen dos Crusaders e Al Bheds. Até os invocadores têm passagem recusada (o que deixa Dona furiosa). No entanto, Maester Seymour intercede pelo grupo e deixa Yuna passar, convidando-a para o centro de comando da operação.
- Gatta e Luzzu discutem nas proximidades. Gatta pretende lutar na operação, mas Luzzu se recusa a deixá-lo. Luzzu também aproveita a oportunidade para dizer a Wakka que foi ele quem alistou Chappu. Wakka fica furioso, mas diz para ele tomar cuidado e não morrer.
- Operation Mi'ihen começa; os Sinspawns chamam por Sin, e Sin chega e dizima os Crusaders. (Luzzu ou Gatta morrerão neste momento. Se Luzzu morrer, Gatta retorna a Besaid para assumir o comando dos Crusaders lá.) Yuna realiza o envio.
- Yuna e o grupo dirigem-se ao Djose Temple (onde eles encontram o restante dos Chocobo Knights; resta apenas um Chocobo, embora os Knights estejam bem). Lá dentro, eles encontram Isaaru, outro summoner, e seus irmãos-guardiões Maroda e Pacce. Yuna completa o Cloister of Trials e ganha a ajuda de Ixion.
- Tidus, Yuna e companhia seguem em direção ao Moonflow, um rio infestado de pyreflies. No caminho, eles encontram Shelinda novamente, assim como Biran e Yenke Ronso, que informam Kimahri de maneira desagradável que os summoners estão desaparecendo (graças ao plano de Al Bhed de interromper as peregrinações). Belgemine também aparece para outra batalha.
- O grupo monta um shoopuf em direção ao outro lado do rio, mas é atacado por ninguém menos que Rikku, em uma engenhoca Al Bhed, que tenta fugir com Yuna. Tidus e Wakka arrebentam sua máquina e salvam Yuna (sem saber quem estava lá).
- Depois de chegar à outra margem, Tidus encontra Rikku na margem do rio. Depois de alguma confusão, Rikku fala com sua prima Yuna e acaba decidindo ser mais um guardião e viajar com eles. Wakka é não sabe que ela é uma Al Bhed, no entanto.
- O grupo entra em Guadosalam, onde são recebidos por Tromell Guado, o servo de Seymour. Seymour os convida para sua mansão, onde os trata com comida e uma vista deslumbrante da antiga Zanarkand (graças às lembranças de Farplane). Ele então pede que Yuna se case com ele. Extremamente confusa, Yuna pede algum tempo para decidir.
- Ela segue para o Farplane nas proximidades, onde se encontra com os espectros de seus pais. (Wakka e Lulu também passam um tempo com Chappu.) Yuna diz a Tidus para tentar se conectar com Jecht, mas é claro que ele não vem, porque ele não está morto - ele é Sin. No entanto, a mãe de Tidus aparece... mesmo que ela não tenha sido enviada, ela aceitou a morte enquanto ainda estava viva.
- Ao sair de Farplane, Maester Jyscal aparece, tentando deixar Farplane. Yuna o envia novamente, mas ele derruba uma video sphere que ela rapidamente pega. Auron comenta que o motivo para ele tentar deixar Farplane foi porque ele teve uma morte violenta.
- Yuna decide continuar sua peregrinação em vez de se casar com Seymour, mas Seymour já partiu para Macalania Temple, do qual é sumo sacerdote. Shelinda informa Tidus do fato e eles vão para lá.
- Primeiro eles passam pelas Gandof Thunder Plains, que deixa o medo de raios da Rikku bastante claro. Ao parar na Rin's Travel Agency, Yuna dá uma olhada na esfera de Jyscal, que é um aviso para tomar cuidado com Seymour e uma declaração de seu assassinato pela mão de seu filho. Ela decide enfrentar Seymour em vez de fugir dele, então ela diz a seus amigos que mudou de ideia e quer se casar com ele.
- No outro extremo da planície, eles passam por Macalania Woods, onde encontram um Barthello ofegante, que procura Dona (já capturada pelos Al Bheds). No final da floresta, Auron pega um atalho e apresenta Tidus a um lugar que é como uma esfera líquida. Eles lutam contra um monstro gigante em formato de esfera aqui e Auron mostra a Tidus uma das video spheres de Jecht que ele deixou para trás em sua jornada (outras nove aparecem em outros lugares agora).
- Por volta dessa hora: Isaaru está em peregrinação em Besaid; um Al Bhed se aproxima e captura Pacce e ameaça matá-lo se Isaaru não se render. Ele faz isto e eles o levam para casa.
- Em uma das estações de Rin perto do Macalania Temple, Tidus se encontra com Clasko dos Chocobo Knights novamente. (Ele pode convencê-lo a se tornar um criador de Chocobo em vez de um Knight; nesse caso, ele vai para o S.S. Liki com um presente para Tidus). Tromell os encontra, pede desculpas pela investida de Seymour e leva Yuna com ele. No entanto, os Al Bheds atacam novamente!
- O irmão de Rikku lidera o ataque desta vez, mas novamente eles derrotam a machina enviada contra eles. Rikku não pode mais esconder sua linhagem de Wakka, no entanto, que fica um pouco chateado ao saber disso. Tromell leva Yuna novamente para dentro do templo para se encontrar com Seymour no Cloister of Trials, momento em que ela ganha a ajuda do aeon Shiva.
- Enquanto Yuna se vai, uma sacerdotisa descobre a esfera de Jyscal dentro de seus pertences. Tidus finalmente vê e resolve correr atrás de Yuna no Cloister. Eles chegam ao fim, confrontam Seymour e são atacados por ele. Seymour convoca seu aeon Anima, mas eles o derrotam e o matam. No entanto, antes que Yuna possa enviá-lo, Tromell entra e tira o corpo. Seymour se torna um não enviado.
- Eles retornam do Cloister of Trials, mas são confrontados com Tromell e seu contingente de guardas Guado. Tromell destrói a esfera de Jyscal, declarando que "Guado lida com problemas de Guado!" O grupo foge, lidando continuamente com os perseguidores Guado. Uma vez que eles se aproximam de Macalania Forest, um animal gigante é enviado contra eles. Ele quebra o lago congelado e todos caem.
- No fundo do lago, Sin aparece, atraído pelo som do Hymn of the Fayth do templo. Depois de alguma desorientação, o grupo se encontra no Sanubia Desert, na Bikanel Island, perto da casa dos Al Bheds. Yuna é encontrada por alguns Al Bheds e levada para casa com os outros summoners; no entanto, os Guado descobrem e atacam a casa dos Al Bheds. Eles encontram Yuna e a levam.
- Tidus, Rikku e os outros chegam no lar dos Al Bheds para encontrá-lo sob ataque. Eles procuram por Yuna e ficam arrasados ao saber que ela não está mais lá. Eles também encontram Dona e Isaaru aqui. Tidus finalmente pergunta por que os Al Bhed estão mantendo os summoners longe de sua peregrinação e descobre a verdade sobre o que acontece com os invocadores após a Final Summoning. Ele resolve mais do que nunca encontrar Yuna e pedir desculpas por todas as coisas brilhantes que ele disse sobre derrotar Sin.
- Cid considera que o seu lar não pode ser salvo dos monstros soltos ali pelos Guados; então ele leva o maior número possível de Al Bheds (a maioria deles, na verdade), os summoners, Tidus e amigos para a airship gigante resgatada por Rikku na Ilha Baaj, agora restaurada. Ele então usa as armas da aeronave para explodir o seu lar.
- Cid procura por Yuna usando uma machina dentro da aeronave e a encontra em Bevelle, onde Seymour a está forçando a casar com ele. Eles fazem uma ousada tentativa de resgatá-la (derrotando o dragão guardião de Bevelle, Evrae, no caminho), mas são capturados pelo Meistre Kinoc e seus monges guerreiros. Yuna escapa caindo da torre e convocando Valefor para carregá-la. Ela segue para o Bevelle Temple para entrar no Cloister of Trials. Tidus e companhia a seguem. Lá dentro, Tidus tem um vislumbre do fayth de Bahamut, que apareceu nos seus sonhos de vez em quando.
- Fora do Cloister, o Maester Kinoc chega e captura o grupo. Durante o julgamento (não tão justo) dos Maesters Mika e Kelk Ronso, Yuna e seus amigos são condenados à Via Purifico, um teste físico (nem tanto) que supostamente deveria executar a sentença. Existem duas partes nele; Tidus, Wakka e Rikku acabam na água e precisam lutar contra o espectro de Evrae para sair; os outros acabam em uma parte seca e precisam lutar contra Isaaru para se libertar. Todo mundo consegue fazer isso. Eles acabam em Bevelle Highbridge.
- Seymour espera por eles aqui. Ele mata Kinoc e absorve as pyreflies de seu corpo e de vários outros guardas, criando uma armadura artificial semelhante (em pequena escala) à de Sin. Kimahri ataca e diz aos outros para correr, mas depois de um tempo eles voltam e o ajudam a derrotar Seymour.
- O grupo foge de Bevelle e acaba em Macalania Woods. Yuna entra no lago próximo. Tidus tenta animá-la contando histórias de Zanarkand, tentando fazê-la desistir de sua peregrinação, mas não funciona. Tidus a beija (ao som de Suteki Da Ne) e diz que ele ficará com ela, não importa qual seja sua decisão.
- O Maester Mika envia uma mensagem pelos templos de Yevon de que Yuna e seus amigos são traidores, para serem mortos assim que vistos. Ele envia monges guerreiros para todos os cantos de Spira, procurando por ela. O Maester Kelk Ronso, preocupado com a calma aceitação de Mika pela culpa de Seymour na morte de Lorde Jyscal, sai da ordem de Yevon e volta ao Mount Gagazet.
- Depois do grupo estar junto, eles partem para Calm Lands. Lá eles se encontram com o Father Zuke, que Bevelle mandou para matá-los. No entanto, ele simplesmente os adverte e os deixa prosseguir. Outras pessoas para se encontrar neste vasto local incluem Belgemine (novamente), um corredor de Chocobo e Maechen.
- Eles vão em direção ao Mount Gagazet, a última fortaleza da civilização antes das ruínas de Zanarkand. Eles são parados por mais companheiros Guado de Seymour, mas os derrotam e continuam.
- Eles seguem para o Mount Gagazet, onde encontram resistência de Kelk e seus fiéis Ronsos (incluindo Biran e Yenke). As palavras fortes de Yuna convencem Kelk a deixá-la passar, mas Biran e Yenke se recusam a permitir que Kimahri se junte a ela. Eles atacam Kimahri e Kimahri os vence. Biran e Yenke aceitam sua derrota com orgulho.
- Enquanto Yuna e seus amigos viajam pelo Mount Gagazet, Seymour ataca a montanha e derrota os Ronsos um por um, incluindo Kelk, Biran e Yenke. Apenas poucos Ronso sobrevivem (além dos jogadores de blitzball ainda em Luca). Seymour segue Yuna e a alcança no pico da montanha. Novamente usando o poder de criar uma armadura de almas, ele é novamente derrotado pelo grupo, mas não antes de Seymour declarar sua intenção de se juntar a Sin e destruir toda a vida em Spira, "curando" sua tristeza.
- O povo de Spira, ao ouvir a declaração do Maester Mika de Yuna como traidora, começa a duvidar da palavra de Bevelle e de suas intenções. Eles também não gostam de confiar nos monges guerreiros que invadem agressivamente suas aldeias.
- Maester Mika, percebendo que Yuna está perto de Zanarkand e descobrindo as verdadeiras intenções de Seymour (com as quais ele não concorda em nada) e também vendo o caos resultante de sua declaração de Yuna como traidora, espalha um segundo boato dizendo que o primeiro boato sobre a traição de Yuna era falso, algo espalhado pelos Al Bheds. Ele pretende limpar o nome dela para que ela possa realizar a Final Summoning em paz. Ele chama os monges guerreiros de volta para Bevelle. Isso deixa muitas aldeias desprotegidas, então os Crusaders acabam recebendo uma onda de voluntários para aumentar suas fileiras, que foram esgotadas após a Operation Mi'ihen.
- Um grande êxodo das fileiras de Yevon começa e Bevelle é lançada no caos. Apegando-se àqueles cuja fé permanece inabalável, eles reorganizam toda a sua estrutura interna. A acólita Shelinda é nomeada capitã dos guardas de Bevelle, para sua surpresa.
- Os Guado perdem toda a esperança, após realizar suas ações sujas e ficam deprimidos e derrotistas. Tromell passa o tempo todo em Farplane, se conectando com seus mestres e pedindo desculpas a eles.
- Continuando para o norte, o grupo chega a um muro de fayths - tudo o que resta dos habitantes da verdadeira Zanarkand. Tidus cai em um sonho ao tocá-lo, onde é finalmente contatado diretamente pelo fayth que controla Bahamut. Ele conta a verdade sobre Zanarkand e o fayth pede que ele derrote Sin, termine seu ciclo de invocação eterno e deixe os fayths descansarem.
- Tidus acorda. O grupo continua através de uma caverna que leva a Zanarkand. Três Trials os aguardam aqui (a terceira sendo uma batalha contra monstros), enviada por Yunalesca para testar o valor daqueles que procuram a Final Summoning. Após os testes, eles emergem e continuam o caminho em direção a Zanarkand. Yuna deixa cair a video sphere que ela gravou antes em Mi'ihen Highroad, contendo suas últimas palavras; Tidus encontra e guarda, depois de assistir seu conteúdo emocional.
- Naquela noite, Tidus e seus amigos descansam no pico da montanha vermelha perto de Zanarkand. Esta é a cena vista na introdução; em outras palavras, todo o jogo até agora foi uma espécie de "flashback" para Tidus (e é por isso que ele o narra em certos pontos). No dia seguinte, eles continuam em direção às ruínas de Zanarkand.
- Eles completam o Cloister of Trials na cúpula de Zanarkand e finalmente encontram Yunalesca. Yunalesca diz a Yuna a verdade sobre a Final Summoning e diz a ela para escolher o guardião que deseja que se torne fayth para o Final Aeon. Yuna, zangada com esse tratamento, se recusa a fazê-lo e decide encerrar a "espiral da morte" de uma vez por todas. Reforçada por todos os seus guardiões, ela ataca Yunalesca e a envia para sempre.
- Sin chega a Zanarkand, sentindo a partida de Yunalesca. Tidus promete a Jecht/Sin que ele encontrará outro caminho. Convenientemente, o dirigível pilotado por Cid escolhe esse momento para buscá-los.
- Lá dentro, o grupo reúne ideias sobre o que fazer agora e fica com duas: Visitar o Maester Mika em Bevelle e cantar o Hymn of the Fayth. A música foi tocada por Jecht durante sua vida e ainda é (como evidenciado por sua aparição perto do Macalania Temple anteriormente). Eles pretendem que todos em Spira cantem a música enquanto atacam Sin, na esperança de enfraquecê-lo.
- Eles visitam Highbridge em Bevelle, onde encontram Shelinda, a nova capitã dos guardas. Ela os leva para Mika, que assume que Yuna recebeu o Final Aeon e a exorta a visitar Calm Lands e invocá-lo. Ela conta a ele o que aconteceu com Yunalesca, ele perde toda a esperança e se dissolve. Shelinda aparece, perguntando se eles encontraram Mika; Auron, naturalmente evasivo, diz que ele ainda não apareceu. Tidus também diz a Shelinda para espalhar a notícia de que, quando a airship começar a cantar o Hymn of the Fayth, todos de Spira devem cantar juntos.
- O fayth de Bahamut novamente entra em contato com Tidus e diz para ele encontrá-lo na Chamber of the Fayth. Uma vez lá, ele fala sobre Yu Yevon, esperando dentro de Sin e é aí que a verdadeira batalha deve ser travada. Ele concorda com o plano de Tidus envolvendo o Hymn of the Fayth também. Ele também pede que Yuna invoque seus aeons quando ela luta contra Yu Yevon. Ela acha a oferta estranha (desde que os invoca o tempo todo), mas concorda.
- A notícia da "morte" do Maester Mika se espalha por Spira. A igreja de Yevon não comenta, mas o boato se espalha. O caos se espalha ainda mais. Isaaru, o summoner, é chamado de volta de sua peregrinação e instalado em Bevelle para tentar manter algum tipo de paz; seus dois irmãos/guardiões, Pacce e Maroda, agora guardam a Highbridge em Bevelle.
- Após a conclusão dos preparativos, Tidus e o grupo atacam Sin usando a airship, enquanto Spira canta o Hymn of the Fayth. No caminho, Tidus traz a esfera de Yuna contendo suas últimas palavras, diz que ela não precisará dela e a joga fora. Depois de cortar dois dos braços de Sin, Sin cai perto de Bevelle. No entanto, ele logo sobe aos céus e paira no céu sobre Bevelle, esperando por Tidus. Tidus o ataca, ele abre bem a boca, e o dirigível entra.
- Lá dentro, eles encontram Seymour, supostamente "se tornando um" com Sin. Ele extrai o poder de Sin e cria um terceiro corpo de armadura, mas Tidus e Yuna o derrotam novamente; Yuna finalmente o envia. Eles continuam explorando dentro de Sin.
- Tidus finalmente encontra seu pai lá. Jecht se transforma no Final Aeon de Braska e ataca incontrolavelmente Tidus. Tidus e amigos conseguem derrotá-lo para sempre e ele finalmente consegue dizer a Jecht o quanto ele o odeia... pouco antes de morrer.
- Yu Yevon, tendo seu aeon levado, ataca Yuna e seus amigos. Yuna convoca um aeon após o outro; cada um é possuído por Yu Yevon e destruído para sempre por Tidus e o grupo, deixando sem ter para onde Yu Yevon ir. Eles finalmente atacam seu corpo (agora uma espécie de aranha preta flutuante) e o destroem. Yuna envia Yu Yevon e o fayth. Ela percebe que Auron também começa a desaparecer; no entanto, Auron diz a ela para continuar e que ele já está no mundo há tempo suficiente. Ele desaparece e finalmente toma seu lugar em Farplane.
- Com a destruição de Yu Yevon, as fayths no muro de Zanarkand finalmente param de convocar Dream Zanarkand; o sonho desaparece. Os fayths nos templos ao redor de Spira desaparecem e suas almas são finalmente colocadas em descanso.
- Como Tidus é parte deste do sonho, ele também desaparece. Mas será que para sempre? Quanto ao destino de Tidus... isso depende do fim do FFX-2. Se você fizer o final bom, Tidus irá voltar, pois a fayth do Bahamut irá juntar os seus pensamentos.
Missões secundárias:
- Tidus pode visitar o Baaj Temple novamente, onde pode derrotar o monstro de quem escapou no início do jogo e pode pedir o poder do aeon de Seymour, Anima.
- A Cavern of the Stolen Fayth fica entre Calm Lands e o Mount Gagazet; se o grupo o explorar, eles encontrarão o que resta de Lady Ginnem, que convoca seu aeon, Yojimbo. Ao derrotá-lo, eles podem *pagar* pelos serviços de Yojimbo na Chamber of the Fayth, que é onde reside o fayth roubado de Yojimbo.
- Tidus pode visitar o Remiem Temple perto de Calm Lands. Este templo era um lugar sagrado antes da batalha entre o Summoner Gandof e Sin; depois disso, Calm Lands ficou desabitada. Belgemine mora aqui, bem como o fayth das Magus Sisters. Se Yuna derrota todos os aeons de Belgemine, Belgemine diz que ela cumpriu seu dever e pede a Yuna que a envie.
- Tidus pode encontrar Omega Ruins no mapa da airship. Não há pontos de save, mas muitos tesouros e inimigos desagradáveis. No meio do caminho, eles lutam contra Ultima Weapon, uma "sombra" de Omega Weapon que encontram no final e o derrotam.
- A Monster Arena fica perto de Calm Lands; anteriormente um campo de treinamento para Lorde Mi'ihen e seus Crusaders, agora um homem mora aqui jogando monstros contra você e criando os seus próprios monstros, que você captura.
- Existem várias outras missões secundárias que não têm influência na história, incluindo a busca pelas Celestial Weapons de cada personagem (primeiro você precisa ganhar o Cloudy Mirror de uma corrida de Chocobo no Remiem Temple, depois trocá-lo para o Celestial Mirror em uma planta em Macalania Woods, depois coletando Crests e Sigils especiais e usando-os para fazer upgrade nas armas). Há também mini-jogos envolvendo uma Cactuar Village em Bikanel Island, esquivando-se de raios nas Thunder Plains, perseguindo borboletas em Macalania Forest, correndo com Chocobos em Calm Lands, encontrando Al Bhed primers para aprender a língua Al Bhed, coletando esferas deixadas durante a jornada de Braska (o que permite que Auron aprenda seus Overdrives) ou jogando blitzball.