Elvoret
Um monstro que mora na torre de rádio de Dollet. Além de seu bico longo e asas enormes, Elvoret tem uma metade inferior que lembra o ferrão de uma abelha.
X-ATM092
A arma não tripulada do exército galbadiano. Sua aparência aracnídea levou as tropas a chamá-la de Viúva Negra.
Abadon
Um monstro feito dos ossos de uma criatura antiga que afundou no fundo do Great Salt Lake. Ele tem duas posições: agachado e em pé.
Propagator
Estrangeiros que infestam o dirigível Ragnarok. Cada um pode reviver seus irmãos e usar sua saliência em forma de boca para ataques como o BiteBite.
Cactuar
Os cactuares podem evitar os ataques e frequentemente fugir, mas derrotar um deixa vinte APs. Seu HP máximo é bastante baixo, então a Ilha Cactuar é o local ideal para farmar AP para jogadores que desenvolverem um método confiável de derrotá-los.
PuPu
Você pode encontrar a misteriosa entidade "UFO?" visitando locais específicos no mapa do mundo. Geralmente é encontrado carregando algo e os jogadores não podem fazer nada para afetá-lo. Mas quando UFO? é encontrado nas terras altas, faz um pouso de emergência e pode ser derrotado em batalha. Depois, os jogadores podem revisitar o local onde Balamb Garden esteve para encontrar o alienígena PuPu, que ama elixir. PuPu afirma que sua nave foi destruída, embora não seja um mistério quem poderia ser o culpado...
Ultima Weapon
Um monstro indescritível que dorme no fundo do oceano. Seu componente humanóide carrega uma espada gigante, que se assemelha a uma arma de mesmo nome do FFVII.
Adel
Uma feiticeira musculosa que governou Esthar há vinte anos. No meio do jogo ela se junta Rinoa a ela, e é esta forma que o jogador luta no jogo.
O jogador pode mirar em Rinoa quando enfrentar Adel na batalha, mas se o HP da jovem atingir zero, é um Game Over automático. Adel usará o Drain em intervalos predefinidos para absorver o HP de Rinoa, forçando os jogadores a monitorar de perto sua vida restante durante a luta. Ataques como as Guardians Forces que atingem todos os inimigos certamente não são viáveis.
Feiticeiras
Feiticeiras que aparecem de outra época devido aos efeitos da compressão do tempo.
Trauma e Droma
Armas futuristas movendo-se sob o poder de Ultimecia. Os dromas são gerados pelo Trauma.
Tri-Point
Uma arma viva semelhante a um dragão. Possui três lâminas e pode lançar eletricidade de cada uma durante seu ataque Mega Spark.
Krysta
Uma jóia do castelo Ultimecia que foi transformada em um monstro através de magia. Além da barriga, todo o corpo é composto por uma substância cristalina.
Griever
Um leão lendário adorado por Squall que se materializa como uma Guardian Force inimiga. Sua cabeça tem uma crina de leão, semelhante ao acessório de Squall.
Ultimecia (segunda forma)
Ultimecia combinada com Griever. A própria Ultimecia pode ser vista fundida sob a cabeça de Griever.
Ultimecia (Forma Final)
Forma final de Ultimecia, preparada para absorver todo o espaço e tempo. Seu corpo humano descartado está pendurado na metade inferior, onde o espaço celeste se desenvolve sem fim.