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Tetra Master

Muitas pessoas no mundo de FF9 jogam Tetra Master e o único meio de encontrar estas pessoas é através de desafios. Para desafiar uma pessoa, fale com ela apertando o botão quadrado, mas se desafiar uma pessoa que não joga, ela apenas conversará com você. Aprender as regras do jogo é essencial, pois você participará de um torneio de Tetra Master durante o jogo. No geral, você encontrará as cartas de jogo em baús, locais espalhados por cidades e quando vencer algumas batalhas.

Noções básicas do jogo

Quando começar uma partida de Tetra Master, você terá de selecionar 5 cartas. Escolha as cartas baseadas em números de setas nas laterais, arranjo das setas, qual tipo de ataque dela e poder de ataque e defesa física e mágica. As setas determinam a direção do ataque e permitem a você arrumar sua carta em posições estratégicas, como, por exemplo, poder atacar na diagonal. Além da quantidade de setas, as cartas apresentam estatísticas. Após selecionar as cinco cartas, aparecerá um tabuleiro de 4x4, mas as partidas mudam e algumas partes do tabuleiro serão bloqueadas, prevenindo você ou seu oponente de colocar uma carta naquele lugar.

Entendendo as cartas

Cada carta tem uma combinação de 4 letras e números, que determinam a força da carta. O primeiro número número determina o poder de ataque, este varia entre 0 (menor), 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F (maior). A letra seguinte denomina o tipo de ataque (a letra P representa ataque físico, a letra M representa ataque mágico, a letra X ataca o valo mais baixo da outra carta, enquanto a letra A ataca o valor mais alto). O terceiro número representa a defesa física da carta e o quarto número representa a defesa mágica. 

Quando duas cartas começam a duelar, a primeira atacará usando seu número e tipo de ataque. Então será comparado o número de ataque da sua carta com o número de defesa da outra. A carta com maior número ganhará, ainda que haja uma pequena chance da carta mais fraca vencer, se ela possuir um número muito alto de defesa. Você poderá melhorar as estatísticas das cartas usando-as muitas vezes (aumentará o ataque caso você ataque muito e a defesa caso você defenda muito).

O fator aleatório no combate entre cartas pode causar muitas surpresas enquanto você joga. Isto, aliado com a falta de recompensas além das próprias cartas, torna o jogo de cartas do FF9 muito frustante quando comparado com o Triple Triad do FF8.

Fazendo combos

É possível fazer combos, ou seja, virar muitas ou mesmo todas as cartas de seu adversário. Para que isso aconteça, todas as cartas jogadas no tabuleiro devem estar ligadas por meio das direções das setas. Se você lançar uma carta de forma a virar uma carta do adversário, ela desencadeará um combo, virando todas as outras. Conseguindo fazer um Perfect, ou seja, virar todas as cartas do adversário, você ganhará todas as que foram usadas na partida.

Inventário de cartas

Você poderá ver suas cartas em qualquer momento do jogo, selecionando a opção Cards, dentro do menu de opções, mas nuca poderá carregar mais que 100 cartas. Isso o obrigará a descartar as mais fracas para continuar procurando outras mais fortes. Mas se quiser colecionar todas as 100 cartas únicas, você deverá ter apenas uma carta de cada tipo.

A única carta que você pode perder no jogo e nunca mais ter uma chance para obter é a Namingway Card. Você tem duas chances. Uma no torneio de cartas, você pode ganhar ela do Marcus. Ou pode pegar em Desert Palace na sala do Kuja, escondida à esquerda.

Ranking de colecionador

Quanto mais cartas você colecionar, maior será o prestígio no jogo Tetra Master. Seu desempenho será avaliado no Collectors LV, tendo um número que varia de 0 a 1700 pontos (abra seu menu principal e confira na opção Cards).

Veja a sua classificação conforme o número de pontos acumulados:

Beginner = 0-299 Card Collector Points
Novice = 300-399 Card Collector Points
Player = 400-499 Card Collector Points
Senior = 500-599 Card Collector Points
Fan = 600-699 Card Collector Points
Leader = 700-799 Card Collector Points
Coach = 800-899 Card Collector Points
Advisor = 900-999 Card Collector Points
Director = 1000-1099 Card Collector Points
Dealer = 1100-1199 Card Collector Points
Trader = 1200-1249 Card Collector Points
Commander = 1250-1299 Card Collector Points
Doctor = 1300-1319 Card Collector Points
Professor = 1320-1329 Card Collector Points
Veteran = 1330-1339 Card Collector Points
Freak = 1340-1349 Card Collector Points
Champion = 1350-1359 Card Collector Points
Analyst = 1360-1369 Card Collector Points
General = 1370-1379 Card Collector Points
Expert = 1380-1389 Card Collector Points
Shark = 1390-1399 Card Collector Points
Specialist = 1400-1449 Card Collector Points
Elder = 1450-1474 Card Collector Points
Dominator = 1475-1499 Card Collector Points
Maestro = 1500-1549 Card Collector Points
King = 1550-1599 Card Collector Points
Wizard = 1600-1649 Card Collector Points
Authority = 1650-1679 Card Collector Points
Emperor = 1680-1689 Card Collector Points
Pro = 1690-1697 Card Collector Points
Master = 1698-1700 Card Collector Points

Como chegar ao máximo no ranking de colecionador

Os pontos que você ganha para chegar ao máximo de pontos são computados da seguinte maneira:

  • Tendo um único tipo de carta: 15 pontos
  • Tendo uma única carta, mas com o mesmo arranjo de setas de outra carta já presente na sua coleção: 10 pontos. Esta forma de ganhar pontos pode ser explicada com o Strategy Guide deixado por Ozma (veja a parte de Key Items).
  • Tendo várias cartas do mesmo tipo: 5 pontos por cada carta além da primeira já possuída.
  • Passando uma carta para o nível X: 1 ponto adicionado.
  • Passando uma carta para o nível A: 1 ponto adicionado.

Para chegar no máximo de pontos, você deve possuir as 100 cartas com todas as setas arranjadas diferentemente e chegar ao nível  A com todas as cartas. O ideal seria então ter 56 cartas com 5 setas, 28 com 6 setas, 8 com 7 setas e, logicamente, apenas uma carta com todas as setas (lembra-se da análise combinatória do ensino médio?). Fazendo o cálculo: 100 x 15 = 1500 + (2 x 100) = 1700 pontos.

Fantasmas de Memoria

Existem em Memoria vários locais onde uma exclamação irá aparecer, indicando que lá existe um item ou você poderá jogar Tetra Master com um fantasma apertando o botão quadrado. Veja as localizações de todos:

Master Phantom: Examine o canto esquerdo da entrada em 'Stairs Of  Time'.
Defense Phantom: Examine a esquerda em 'Recollection'
Strong Phantom : Examine os vasos perto da parede à direita em 'Lost Memory'
Rare Phantom: Em 'Time Warp' no segundo andar.
Dark Phantom: Em 'Stairs' examine o canto direito.

Card Stadium

No final do jogo, o Card Stadium, em Treno, será uma das ótimas opções de obter e elevar o nível de suas cartas. Veja abaixo todos os os jogadores e cartas do Card Stadium:

Straight Shooter Shak = tem cartas pouco variadas, mas utiliza raramente algumas ótimas cartas
Oglop Master Gon = nada a não ser Oglop Cards
Bomb Master Shannon = nada a não ser Bomb Cards
Beast Master Gilbert = você pegará a carta de Behemoth e várias outras cartas de bestas
Magic Master Thalisa = Holy, Meteor, Flare Cards
Malboro Master Joe = nada a não ser Malboro Cards
Weapon Master Hunt = Masamune, Mythril Sword, Save the Queen Cards
Eidolon Master Leyra = todas as Eidolon Cards
Gilbert’s Teacher = Iron Man Cards
Worker #9 = Behemoth Cards

Poder das cartas

Você pode me perguntar: Mas e aquele número que aparece quando eu ataco uma carta ou recebo um ataque? Aquele número varia conforme a letra ou número de ataque ou defesa de sua carta. Veja a tabela:

0 (000-015)    
1 (016-031)
2 (032-047) 
3 (048-063) 
4 (064-079) 
5 (080-095) 
6 (096-111) 
7 (112-127) 
8 (128-143) 
9 (144-159) 
A (160-175) 
B (176-191)  
C (192-207) 
D (208-223) 
E (224-239)
F (240-255)

Existe ainda uma fórmula para saber a chance de você virar uma carta do seu oponente:

Chance% = 100 x {1 - [1 + Número correspondente de defesa da carta atacada] / [2 x (1 + Número correspondente de ataque da carta atacante)]}.

Exemplo:

Ataque da sua carta = 70 e Defesa da outa carta = 7: 

                                             Chance = 100 x {1 - [1 + 7] / [2 x (1 + 70)]}
                                             Chance = 100 x {1 - 8 / 142}
                                             Chance = 100 x {142 / 142 - 8 / 142}
                                             Chance = 100 x {134 / 142}
                                             Chance = 94,37% de chance de virar esta carta.

Recuperando as cartas auto-descartadas

Durante sua aventura, você pode ter perdido algumas cartas, que foram auto-descartadas pelo jogo, pois você tinha 100 cartas. Se isso aconteceu com você, não se preocupe, pois você ainda pode recuperá-las. Faça o seguinte: faça todas as manhas do Chocobo (veja a seção correspondente) e, no final do jogo, fale com o Fat Chocobo. Após toda a dramatização, volte e fale com o gordão. Ele falará que está com todas as cartas auto-descartadas e basta você jogar com ele para reavê-las.

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