Um jovem que empunha a enorme Buster Sword. Juntando-se ao grupo de resistência AVALANCHE, a pedido de sua amiga de infância Tifa, ele conhece a garota conhecida como Aerith - a última da raça Ancient - e se propõe a proteger o mundo. Cloud acreditava ser um membro dos guerreiros de elite de Shinra - chamado SOLDIER - mas isso provou ser uma memória falsa gerada pelas células Jenova em seu corpo. Enquanto persegue o ex-herói (e a atual ameaça global) conhecida como Sephiroth, Cloud começa a reexaminar quem ele é.
Falas memoráveis
"Tudo bem, pessoal, vamos devagar."- Dentro do planeta, conversando com seus companheiros antes do confronto final.
Depois que ele recupera o seu eu original, Cloud lança seu ar frio e desinteressado e fala com honestidade franca. Cid chama essa nova atitude de frágil, mas essa é a personalidade natural de Cloud.
"Meus dedos estão formigando. Minha boca está seca. Meus ouvidos estão queimando!"- Em Forgotten Capital, segurando o corpo de Aerith.
Diante da morte chocante de Aerith, Cloud mal consegue falar as palavras. Incapaz de expressar as profundezas de sua tristeza, ele se comunica com fatos frios que detalham a resposta de seu corpo ao extremo sofrimento.
"Eu não ligo para o seu nome."- Em Mako Reactor 1, rejeitando a auto-apresentação de Biggs.
"Não estou interessado" é praticamente o slogan de Cloud. Esta frase casual e direta demonstra seu papel como um ex-membro do SOLDIER. Faz várias aparições até Cloud descobrir suas falsas memórias.
"... O mestre do meu próprio mundo ilusório. Mas não posso mais ficar preso em uma ilusão... vou viver minha vida sem fingir."- No dirigível Highwind, quando ele volta para seus companheiros e confessa a verdade sobre si mesmo.
Apesar do efeito de alteração da mente das células Jenova, Cloud inconscientemente se esforçou para se tornar seu eu ideal. Quando ele reconhece esse fato, sua verdadeira batalha começa.
"Eu nunca vivi sendo 'Cloud'. Tifa... Talvez um dia você encontre o verdadeira 'Cloud'. '- Em Northern Cave, desmoronando e se desculpando com Tifa e seus amigos.
Palavras dolorosas que caem dos lábios de um homem quebrado, afirmam a verdade da afirmação de Sephiroth de que Cloud é um mero fantoche, mas, apesar disso, o verdadeiro e nobre eu do jovem está nas profundezas de seu coração.
"Mãe... Tifa... Minha cidade.. devolva tudo... Eu tinha tanto respeito por você... eu te admirava..."- Durante o flashback de Cloud de cinco anos atrás, ele apunhala Sephiroth enquanto Nibelheim queima.
Em seu falso flashback, Cloud fala de sua tristeza de maneira dramática, mas na realidade ele fala em tom infantil. Mesmo assim, a profundidade de sua dor, raiva e perda é evidente em suas palavras.
Cenas memoráveis
Sofrendo para ficar na moda
Cloud precisa de roupas femininas para entrar sorrateiramente na mansão de Don Corneo e resgatar Tifa. Isso o leva à porta do Honey Bee Inn. Apesar de afirmar que é tudo sobre as roupas, Aerith acaba não gostando muito.
Sombra da Juventude em Gongaga
Cloud ouve rumores de alguém que se parece com seu velho amigo Zack na remota cidade de Gongaga. Dirigindo-se ao seu camarada SOLDIER, Cloud fica inquieto com a história do homem que mantém alguma conexão com Aerith e Tifa...
Força nascida da raiva
Embora ele sonhasse em se juntar à SOLDIER, Cloud não tinha forças para o programa de elite e se tornou um soldado comum. Quando sua aldeia pegou fogo e Tifa sofreu ferimentos graves, o jovem desesperado alcança um grande poder. Naquele momento, ele derrotou Sephiroth, uma figura lendária da SOLDIER.
Uma verdade inabalável
Quando Cloud recupera suas verdadeiras lembranças, sua tendência a sofrer de enjôo também retorna. Depois que o grupo usa o submarino para recuperar a Huge Materia, Cloud fica doente e não pode mais dirigir, pedindo para que outra pessoa assuma o controle.
Ele tem o visual
O cabelo pontudo e distinto de Cloud faz com que Tifa diga que seu cabelo se parece com um chocobo. Apesar das provocações, ele realmente parece gostar. Ao ficar na vila, a primeira coisa que Cloud faz é arrumar o cabelo.
Tenho que receber esse bônus
Cloud se disfarça como um SOLDADO Shinra para se infiltrar na cerimônia de posse de Rufus, girando sua espada para demonstrar sua pose de vitória para as outras tropas. Ele captura seus corações em um instante, a ponto de se convencerem de que perambularão pela terra como um espírito para sempre se morrerem sem ter em mente uma pose semelhante.
Ex-SOLDIER não mais
Sephiroth gera uma visão que parece provar que Cloud nunca esteve em Nibelheim cinco anos atrás. A reação de Tifa parece confirmar esta versão dos eventos e Cloud finalmente surta, enquanto sua mente começa a desmoronar.
Verdadeiro desejo esclarecido
Em sua juventude, Cloud ficou isolado de seus colegas. Ele era uma criança excêntrica que sempre se considerava diferente dos demais. A única pessoa que ele segurava perto de seu coração era Tifa. Seu amor é trazido à luz quando Tifa explora o subconsciente de Cloud.
O fim de tudo
Sephiroth - o herói da juventude de Cloud, o homem que tirou tudo dele e o fundamento da Jenova Reunion Theory. A batalha de Cloud não pode terminar até que ele confronte o inimigo do planeta e resolva as coisas, homem a homem.