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  1. Início

Inovações

O FF9 é uma regressão na tendência para mais realismo e temas mais sombrios, mas isso não representa um retrocesso. Ele tem muito do novo e muito do antigo e os mistura quase sem falhas, com humor excepcional e leveza. Referências a FFs anteriores, particularmente FF1 e 4 (que eram igualmente pioneiros de seu tempo) abundam no jogo, e a sequência final parece muito com a forma da Squaresoft se despedir de seus fãs de longa data. Isso significa que nunca veremos outro herói deformado ou uma batalha de quatro personagens? O tempo vai dizer...

Inovações básicas

  • Volta de quatro personagens em um grupo!
  • O estilo artístico, de Yoshitaka Amano, é o estilo ligeiramente deformado dos jogos anteriores, em oposição ao estilo "alto" dos FF7 e 8.
  • O estilo clássico está de volta: o sistema de MP regular, equipamento completo (arma, luva, armadura, capacete e acessório), filas de trás e da frente e ganhando Gil dos inimigos. 
  • Os inimigos não se nivelam mais com você.
  • Os personagens têm papéis bem definidos em vez dos sistemas "faça o seu próprio lutador" de 7 e 8.
  • Em vez de interagir com objetos aleatórios em segundo plano e examinar ao redor, você saberá quando acertar alguma coisa quando uma bolha com um "!" ou "?" aparece sobre a cabeça do personagem. O ícone "here" do FF7 também retorna.
  • Ao conversar com certas pessoas sobre dicas de jogos ou ao visualizar seus itens principais, um ponto de exclamação amarelo aparece ao lado das opções ou itens que você ainda não viu.
  • Você novamente controla apenas um personagem de uma vez; no entanto, em vez de os personagens "saírem" do personagem principal quando necessário, há apenas um efeito de fade in/out e o outro personagem estará lá. Muito mais crível.
  • Pressionar "Select" ativa/desativa a Moogle Help Window - esse cara tem um comentário em TUDO.
  • Novo sistema de habilidades: Cada peça de equipamento possui certas habilidades que você pode usar assim que equipar o item. (Habilidades diferentes estão disponíveis para personagens diferentes.) No entanto, se você deixar o item por tempo suficiente e ganhar AP ao vencer batalhas, aprenderá a habilidade permanentemente.
  • As habilidades são divididas em dois tipos: As habilidades de Action geralmente custam MP e podem ser usadas em batalha; As habilidades de Support exigem que "pedras mágicas" sejam equipadas e são ativadas automaticamente (elas têm usos como proteção contra efeitos de status, aumento de força de outras habilidades, conjuração automática de Reflect ou Haste, etc.). A quantidade de pedras de um personagem aumenta conforme aumenta os níveis.
  • O jogo Triple Triad de FF8 foi ressuscitado como Tetra Master. As regras são diferentes - você pode passar quase o jogo inteiro sem ter que jogar (além de um ponto no jogo) - e, francamente, não é nem de longe tão viciante quanto o seu antecessor, pois tem componentes aleatórios. É um porre.
  • Não há opção "switch" ou "save" no menu principal. Para salvar, você precisa conversar com um moogle. Para trocar de personagem, você deve estar dentro de sua nave ou dirigível.
  • O texto de introdução sofisticado aparece sempre que você entra em um local pela primeira vez.
  • Os transportes incluem um navio, duas aeronaves e um chocobo que (através de uma gigantesca missão paralela) pode ser aprimorado para viajar por rios (azul claro), montanhas (vermelho), oceanos (azul escuro) e até mesmo voar (ouro)! Outras missões secundárias incluem o envio de cartas entre moogles e captura de sapos com Quina.
  • Há toneladas de referências a FFs anteriores neste jogo!

Inovações em Batalhas

  • O sistema "Trance" substituiu o sistema de Limit Break. À medida que seu personagem sofre dano, seu medidor de Trance se enche. Quando está cheio, ele/ela entra em um transe por várias rodadas; todas os stats são aumentados e alguns personagens têm novos comandos que podem ser usados.
  • Basicamente, todos os status negativos (que incluem novos, como Trouble, Heat, Frozen, Venom e Virus) são mostrados como pequenos ícones ao redor do personagem, o que facilita muito a compreensão da situação.
  • Steiner pode emparelhar com Vivi para uma técnica especial de Magic Sword, mas esse é o único "combo" no jogo. Vivi não perde MP ou turno para um movimento de Magic Sword.
  • Muitos itens só podem ser usados em batalha, principalmente as jóias encontradas em todo o mundo. Eles também podem ser equipados como acessórios, mas as cores diferentes restauram diferentes quantidades de HP. Não há nada como um Megalixir, então as batalhas são mais difíceis.
  • Eidolons (a versão deste jogo de Summons) agora são como feitiços normais, exceto que às vezes (geralmente em batalhas normais) suas animações são felizmente truncadas em uma fração do tamanho anterior.
  • Agora você pode roubar até quatro itens diferentes do mesmo inimigo em uma batalha, e o mesmo inimigo pode derrubar até quatro itens de uma vez, além de uma carta Tetra Master.
  • A maioria dos feitiços pode novamente ser direcionada contra todos os personagens/inimigos pressionando o botão L1 ou R1.
  • Agora você pode abrir uma janela de escolha de alvo no canto inferior esquerdo, que permite escolher inimigos por texto, não alternando entre os mostrados na tela.

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