A feiticeira que governa a nação de Galbadia. Ela vê a SeeD como seu inimigo, tomando Seifer sob seu comando e antagonizando os heróis. Mas sua mente foi tomada por Ultimecia, uma feiticeira do futuro. Sua personalidade genuína é a de uma mulher bondosa e gentil. Sua verdadeira identidade é a da matrona que criou Squall e os outros em seu orfanato. Depois que ela volta a si, ela aconselha o grupo a derrotar Ultimecia.
Fala memorável
"Vamos começar um novo reino de terror. Vou deixar vocês viverem uma fantasia além da imaginação." - Em Deling City, dirigindo-se a seus cidadãos antes do desfile.
Momentos marcantes
Subjugando o Leão
Quando os heróis chegam para assassiná-la, Edea luta contra eles no topo do carro da parada. Ela rejeita seus ataques com facilidade e empala Squall com uma lança de gelo que conjura no ar.
Recuperando seu coração perdido
Edea entregou sua mente à feiticeira do futuro para impedir que suas informações sobre Ellone fossem roubadas. Quando ela volta ao normal, seus primeiros pensamentos se voltam para a segurança de Ellone.
Volta à normalidade na festa
Edea vai ao Balamb Garden para comemorar a remoção da ameaça do futuro. Ela aparece diante dos filhos que criou usando um vestido longo e escuro com cabelos pretos esvoaçantes, exatamente como costumava ser quando era matrona deles.