Um garoto tímido e nervoso, com um coração bondoso. Embora pequeno em estatura, Vivi conhece muitos feitiços poderosos de Black Magic. Quando ele foge para assistir a uma peça em Alexandria, ele é pego no meio da conspiração para sequestrar a princesa Garnet e se vê partindo em uma jornada com Zidane e seus amigos. Sua verdadeira identidade é a de um protótipo de modelo de produção de Black Mages, que está sendo construído em segredo pela rainha Brahne. Embora Vivi se preocupe com suas origens como ferramenta de guerra, ele promete viver sua vida limitada ao máximo.
Falas memoráveis
"Ei, Zidane, podemos ir ver Dagger?" - Em Alexandria, para Zidane, que está agonizando pela coroação de Garnet há três dias.
Vivi vê que Zidane está pensando demais, em vez de apenas ver Dagger, e oferece essas palavras diretas. A honestidade de Vivi move o coração dos outros em muitos lugares ao longo da história.
"Minhas memórias farão parte do céu..." - Durante o final, dizendo adeus a este mundo.
Ao longo de sua longa jornada, Vivi percebe que toda a vida retorna ao planeta, onde circula indefinidamente. Por fim, ele deixa o mundo diante de seus amigos, mas o faz sem medo.
"Como você prova que existe...? Talvez não existamos..." - Da demo do título.
Ele olha os vários caminhos da vida através de olhos honestos e infantis. Enquanto ele se angustia com sua natureza como arma e com a vida útil reduzida, Vivi começa a entender uma verdade maior em sua jornada.
"Eu tenho que descobrir quem eu sou... estou com medo... e se eu nem for humano...?" - Em Burmecia, para Freya, quando ela pergunta se ele teme o que está por vir.
Um violento grupo de Black Mages que se assemelham a Vivi vão para Burmecia. Embora ele tenha medo de aprender a terrível verdade sobre suas origens, Vivi avança para aprender a verdade por trás dos Black Mages.
"Se eu fosse apenas uma marionete, nunca me sentiria assim. Sr. 288, não somos marionetes. Sei que não somos." - Em Black Mage Village, dizendo ao Black Mage No. 288 que ele entende o porquê corações choram a morte.
Depois de ver Dagger lamentar a morte de Brahne, Vivi finalmente entende como os corações podem ficar tristes com a morte de outras pessoas. É por isso que Vivi não perdoa Kuja por brincar com vidas e manipular os Black Mages para apoiá-lo, alegando que ele sabe como estender suas vidas.
"Uau... Até os oglops são grandes em Lindblum." - Em Grand Castle, durante uma audiência com Cid oglop.
Embora o resto do grupo reaja com alarme quando vêem um enorme oglop sentado no trono do regente, a tolice de Vivi o leva a essa conclusão simples. Uma declaração inocente típica de Vivi.
Cenas memoráveis
Uma peça com Puck
Achando engraçado a incapacidade de Vivi de ver a peça, o jovem Puck de Burmecia convida o garoto a esgueirar-se pelos telhados e entrar em Alexandria Castle. Puck chama Vivi de "escravo", mas Vivi considera Puck seu primeiro amigo de verdade. Ele se alegra quando eles se reúnem em Cleyra.
Pego em uma prisão
Vivi é jogado na Evil Forest com Garnet e seus amigos. Quando Zidane e os outros salvam Garnet de uma prisão, Vivi é o próximo a ser capturado. Zidane e Steiner admiram como Vivi luta para escapar usando Black Magic.
Choque sob Dali
Capturado e forçado a entrar em uma fábrica secreta sob a vila de Dali, Vivi descobre que Black Mages como ele estão sendo produzidos em massa, Vivi é atingido por um pensamento chocante; "Eu fui criado?"
O bode expiatório
Após a brigada dos Black Mages de Alexandria atacar várias regiões, o inocente Vivi se torna o alvo da raiva do povo. Mas o jovem de bom coração aceita a reação deles sem resistência e passa a sofrer por isso.
Viver é morrer
Em Outer Continent, Vivi encontra Black Mages como ele que "despertaram". Eles odeiam brigar e se contentam em viver vidas tranquilas em sua própria aldeia. No entanto, eles estão fadados a parar de funcionar em um período muito curto de tempo. E quando Vivi descobre essa verdade...
Não mais instrumentos para matar
"Você interromperia a produção de Mist, impedindo que mais Black Mages nasçam e negando o nascimento de alguém?" Vivi é questionado sobre isso por Soulcage, a fonte de Mist. Mas Vivi está decidido a impedir que tragédias repetidas ocorram com essas ferramentas de destruição.
Memórias com vovô
O "avô" que concedeu a Vivi conhecimento é um Qu conhecido como Quan. Ele pegou Vivi depois que ele caiu de um cargueiro e o criou com a intenção de engordá-lo antes de comê-lo. Em vez disso, ele se apegou ao jovem inocente.
Contra a violência
Os Black Mages são enganados pela falsa promessa de Kuja de prolongar suas vidas e apoiam suas más ações. Embora ele entenda o medo da morte de seus companheiros, Vivi não consegue entender por que eles cooperariam com Kuja e tenta argumentar com eles.
E a vida continua...
Vivi morre logo após a batalha final, mas seus sentimentos permanecem - assim como ele aprendeu durante sua longa jornada. Para simbolizar isso, jovens que se assemelham a Vivi podem ser vistos passeando por Alexandria durante o final da história...