Um homem encarregado de vigiar Tidus em Dream Zanarkand, que criou a oportunidade para Tidus se aventurar em Spira. Auron é conhecido como o "guardião lendário", tendo guardado o high summoner Braska dez anos atrás, quando derrotou Sin. Apesar de seu serviço naquela peregrinação, Auron não pôde impedir a tragédia que se abateu sobre Braska e Jecht. Ele também perdeu a própria vida, tornando-se um "não enviado" que permaneceu no mundo dos vivos. Auron se junta ao grupo de Yuna como um de seus guardiões, apostando na possibilidade de os filhos de seus velhos amigos descobrirem a verdade e contarem sua própria história.
Falas memoráveis
"Significa que ele morreu uma morte imunda." - Em Guadosalam, falando sobre a morte de Jyscal.
Essas palavras prenunciam a revelação de que Jyscal foi morto por Seymour. Como Auron é ele próprio um não-enviado, vinculado ao reino de Spira devido ao arrependimento no momento de sua morte, sua declaração contém uma pitada de autodepreciação.
"É isso aí. Essa é a sua história. Tudo começa aqui." - Em Dream Zanarkand, quando Tidus está prestes a ser engolido por Sin.
Essas palavras conduzem Tidus a uma jornada em que ele deve enfrentar uma dura realidade. Além disso, a frase de Auron "esta é a sua história" tornou-se uma das frases-chave associadas ao Final Fantasy X.
"Se os templos tentarem nos impedir... então desafiaremos Yevon, se for necessário." - Em Lake Macalania Bottom, para Yuna, quando ela planeja trair os ensinamentos de Yevon.
Apesar de ter sido marcado como traidor pelos templos - um fato que acrescentaria dificuldades consideráveis à peregrinação de qualquer summoner - Auron expressa sua determinação de que o grupo de Yuna continue em frente. Ele pode parecer calmo, mas Auron está tão irritado quanto na juventude. Até Tidus tem que admitir: "Você sempre pode contar com Auron para complicar as coisas!"
"Embora ele não fosse o homem que eu conheci... Kinoc ainda era meu amigo, Seymour! Você pagará pela morte dele!" - Em Bevelle, de frente para Seymour.
O Maester Kinoc era amigo de Auron em seus dias de guardião. Qualquer que fosse o vínculo deles, Kinoc se tornou um homem disposto a apontar uma arma para ele. No entanto, Auron não pode aceitar a morte de seu velho amigo como resultado dos caprichos de Seymour.
"Spira não é teatro. Um momento de diversão pode divertir a platéia, mas nada muda." - Em Guadosalam, para Seymour, quando ele insiste em se casar pelo bem do povo.
Auron revela seu desconforto com a alegação simplificada de Seymour de que sua proposta a Yuna é para o bem do povo. Essa insatisfação também parece estar direcionada à temporária Calm provocada pela Final Summoning, que impede o povo de Spira de alcançar uma solução permanente.
"Dou-lhe minha palavra. Eu cuidarei do seu filho. Vou protegê-lo com a minha vida." - Em Zanarkand Dome, fazendo uma promessa a Jecht depois que ele decidiu se tornar um fayth.
Embora ele mal pudesse tolerar Jecht no começo, Auron acabou criando um vínculo sólido com a estrela de blitzball. A fim de cumprir o desejo final de Jecht de cuidar de seu filho, Auron permaneceu em Spira após sua morte e vigiou Tidus em Dream Zanarkand.
Cenas memoráveis
Se prepare
Auron guia Tidus para o local específico onde Sin atacou Zanarkand, sabendo que lhe permitirá viajar para Spira. Com essa ação, ele não apenas cumpre os desejos de seu amigo Jecht, que ainda está preso em Sin, mas também permite que Tidus construa seu próprio destino...
O Caminho dos Três
Braska, o homem que ele respeitava; Jecht, o guardião impetuoso, porém compassivo; e o próprio Auron. Memórias de sua jornada de dez anos atrás estão gravadas no fundo do coração de Auron, agridoces e insubstituíveis.
Conhecendo o lendário guardião
Luca Stadium está subitamente cheio de monstros e Auron empunha sua espada enquanto a multidão foge. Sem dúvida, é uma entrada adequada para o "guardião lendário".
Deixando o destino para os jovens
Quando Yunalesca diz ao grupo para escolher a Final Summoning - a mesma decisão infrutífera com a qual seus antecessores se depararam - Auron pede que Yuna e os outros façam uma nova escolha. Ele acredita neles e acredita que eles podem tomar a decisão revolucionária que ele não tomou dez anos atrás.
Esta é a sua história
Depois de libertar Jecht e Spira do ciclo da morte, os arrependimentos de Auron desaparecem. Confiando o resto aos jovens, Auron é enviado pela mão de Yuna e ele desaparece com paz em seu coração.