Um Ronso que serve como o primeiro guardião de Yuna. Sua natureza taciturna e aparência leonina o tornam difícil de abordar, mas na verdade Kimahri é atencioso e afetuoso. Após a morte do high summoner Braska, ele levou a jovem Yuna para a Besaid Village e a vigiou pelos próximos dez anos. Seu chifre - o orgulho de um Ronso - foi quebrado por seu rival Biran e a vergonha resultante forçou Kimahri a fugir de sua cidade natal, Gagazet. Apesar disso, ele supera seu trauma para proteger Yuna em sua peregrinação.
Falas memoráveis
"Kimahri está surpreso. Kimahri acha que você é gentil." - Em Lake Macalania, quando Tidus mostra preocupação por Rikku.
Kimahri vê a humanidade dos outros sem ser amarrado pelo preconceito. Seu discurso limitado não deixa espaço para afetação; ele oferece palavras de louvor diretas e verdadeiras.
"Kimahri vai primeiro. Yuna está em segurança. Kimahri protege." - Em Zanarkand Dome, dando um passo a frente de Yuna enquanto ela se aproxima de Yunalesca.
Kimahri está decidido a proteger Yuna de qualquer maneira. Ele também diz a Tidus: "Você continua andando, Kimahri vigia a retaguarda". Isso poderia significar que a ordem ideal de marcha de Kimahri coloca Tidus à frente de Kimahri e Yuna?
“Somente aqueles que tentam se tornarão.” - Em Lake Macalania Bottom, quando Rikku expressa o desejo de ser como Lulu.
Essas palavras pesadas são apropriadas para Kimahri, que pretende se tornar um guerreiro que protegerá Yuna até o fim. Mas ele imediatamente fala após que "Rikku deveria ficar Rikku", o que serve apenas para confundir a garota.
Cenas memoráveis
Morte vem de cima!
Depois que Tidus deixa Besaid Village com Yuna, Kimahri ataca das árvores para desafiá-lo a uma batalha individual. Essa saudação grosseira visa testar a coragem do garoto desconhecido.
Lições do sorriso de Kimahri
Kimahri considera a alegria forçada de Yuna de partir o coração. Ele decide sorrir mais para não causar mais preocupação e pratica sorrir em particular. Quando ele mostra a Tidus os frutos de seu trabalho, é difícil chamar a expressão que se espalha pelo rosto de um sorriso...
No banco da fonte...
Quando Tidus e Yuna têm um momento romântico na fonte sagrada, Kimahri os observa com uma expressão severa. Talvez ele tenha um desejo paterno pela felicidade da garota?
Uma batalha que ele não pode perder
Kimahri tem um confronto com Biran e Yenke, dois outros Ronso responsáveis por sua expulsão de sua cidade natal. Se ele deseja ajudar a cumprir o objetivo de Yuna de proteger Spira, esta é uma batalha que ele deve vencer.
Raiva nascida da perda
Kimahri raramente mostra seus sentimentos, mas ele explode de raiva quando Seymour acaba com o assentamento Ronso em Mt. Gagazet. Ele aponta sua lâmina na direção do maester não-enviado, na esperança de vingar seus camaradas caídos.