O jovem treinador e o jogador mais valioso da equipe de blitzball de Besaid Village, o Besaid Aurochs. Tidus é parecido com o falecido irmão de Wakka, Chappu, e Wakka o convida para se juntar à equipe. Wakka cuida de Yuna desde os sete anos de idade. Uma vez que ela se torna uma summoner, ele se junta a sua peregrinação como um de seus guardiões. Wakka é um seguidor devoto dos ensinamentos de Yevon e odeia particularmente Al Bheds por se opor a esses ensinamentos. Mas ele muda seus preconceitos depois de aprender mais sobre eles - e sobre a verdade por trás dos ensinamentos de Yevon.
Falas memoráveis
"Pare, você está me envergonhando!" - Em Besaid Village, depois que Tidus agradece por sua ajuda.
A resposta tímida e despretensiosa de Wakka aos elogios revela o coração puro de um garoto do campo. Seu jeito de residente da Besaid Island é entregue através de um sotaque único em todas as versões do jogo.
"Conte comigo. Temos que nos redimir, para compensar os pecados que cometemos." - Em Lake Macalania Bottom, em resposta à decisão de Auron de se opor aos ensinamentos de Yevon.
Independentemente das falhas de Seymour, Wakka insiste que o grupo deve fazer as pazes por matar o maester. Este é outro exemplo do respeito que o virtuoso Wakka guarda pelos ensinamentos de Yevon, mas esses ensinamentos traem, finalmente, seu coração puro.
"Bem, então você me diz! De onde veio o Sin, hein?" - Em Lake Macalania, quando Rikku diz para ele pensar por si mesmo para variar.
A atitude defensiva de Wakka demonstra como ele está comprometido com os ensinamentos de Yevon. Ele pode parecer o membro mais convencido do grupo de Yuna, mas o comportamento de Wakka reflete a maioria dos cidadãos de Spira.
Cenas memoráveis
Conhecendo um novo companheiro de equipe
Wakka se depara com Tidus em Besaid enquanto treinava com seus companheiros de equipe. Depois de ver o impressionante tiro de bola de blitz de Tidus, Wakka considera aceitá-lo como um atacante do time, soltando uma risada.
Perseguindo a sombra de Chappu
Em Tidus, Wakka inconscientemente vê seu falecido irmão Chappu, o que faz com que Lulu o repreenda em várias ocasiões. Mas Wakka percebe que Lulu também está procurando um substituto para Chappu e ela descobre isto em Wakka...
Uma briga com Rikku
Wakka tem preconceito contra os Al Bheds, em parte devido à morte de seu irmão enquanto operava uma machina Al Bhed. No lago Macalania, ele descobre que sua companheira Rikku é uma Al Bhed, o que faz com que ele bata de cabeça com ela.
Dando tudo de si no Blitzball
Antes de partir para a peregrinação de Yuna como um guardião de pleno direito, Wakka promete alcançar a vitória no torneio de blitzball. Depois de recrutar Tidus, Wakka busca o campeonato e enfrenta os campeões, os Luca Goers, nas finais.
Pedindo desculpas ao Cid
Depois de conhecer Rikku e aprender como são os Al Bhed, Wakka percebe a injustiça de seu preconceito. No final de sua jornada, Wakka pede desculpas ao líder dos Al Bheds, Cid, que aceita suas palavras com um sorriso.