Um popular jogador de blitzball da metrópole de Zanarkand. Filho de Jecht, uma lenda do blitzball, Tidus se rebelou contra seu pai desde criança. Durante uma partida, Tidus é atacado pelo enorme monstro conhecido como Sin. Jogado no mundo desconhecido de Spira, ele se junta à summoner Yuna em sua jornada. Durante suas viagens, Tidus toca em segredos sombrios ao redor de Sin e seu pai, aprende a verdade sobre si mesmo e sua cidade natal e age para defender Yuna e Spira... mesmo que isso signifique sacrificar-se.
Falas memoráveis
"Estou lhe dizendo, a culpa é toda sua!" - Em Luca Seaport, gritando com Auron após o reencontro.
Tidus se reconecta com Auron, o homem responsável por sua chegada a Spira, e diz a ele o que ele pensa. O despeito de Tidus é resultado de confusão, mas a verdade que ele logo conhece sobre Sin é muito mais terrível do que qualquer coisa que ele possa imaginar.
"Vamos nos preparar para arrasar!" - A bordo do Fahrenheit, em busca de um Sin enfraquecido por um canhão.
Tidus trata a batalha com Sin como se fosse um jogo de blitzball e aplaude seus amigos. Esse é o ás do Zanarkand Abes!
"Ouça a minha história. Esta pode ser a nossa última chance." - Durante a abertura (entre outros lugares), refletindo perto do final de sua jornada.
As palavras que definem Final Fantasy X. Essa observação também é feita perto do final da história, nas ruínas de Zanarkand. Tidus olha para trás em sua jornada, e o resto da história é contado como um flashback.
"Eu sei que é egoísta, mas esta é a minha história!" - Dentro de Sin, antes da batalha final contra Yu Yevon.
Derrotar Yu Yevon - o núcleo de Sin - fará Tidus desaparecer da existência, junto com o resto dos sonhos criados pelo summoner. Apesar de saber disso, Tidus se move para acabar com o pesadelo de Spira e encerrar sua própria história.
"Desisto! Então, o que um adulto faria? Eles sabem que podem simplesmente jogar fora um summoner, depois podem fazer o que quiserem." - No Zanarkand Dome, respondendo Wakka, que o chamara de infantil.
Tidus sabe que seu desejo de salvar Yuna é secundário a impedir que Sin ressuscite, mas ele implora a seus amigos para ajudá-lo a alcançá-lo. Esse lado infantil e impulsivo de Tidus é exatamente o que Spira precisava para quebrar o ciclo de mil anos de obediência humilde que assola seu povo.
"Eu te odeio." - No sonho de Tidus (entre outros lugares), conversando com seu pai, Jecht.
Essas palavras refletem os sentimentos de Tidus por seu pai. Ele diz isso perto do início da história, enquanto é provocado em um sonho. Ao final do conto, quando Tidus aprendeu a verdade sobre seu pai, essas palavras se tornam uma expressão de amor em flagrante.
Cenas memoráveis
Ataque durante a partida
Uma fera enorme ataca repentinamente durante a partida de blitzball de Tidus contra o rival Zanarkand Duggles. A criatura, a que Auron se refere como "Sin", destrói a cidade de Zanarkand e leva Tidus para um mundo desconhecido.
Salvar a summoner aprendiz
Na noite em que Tidus chega à Besaid Village, a aprendiz de summoner Yuna falha ao retornar do templo. Isso lembra Tidus do dia em que seu pai não voltou do treinamento. Tidus entra na sala de julgamento do templo para salvar a aprendiz desaparecida.
Pare aí, Goers!
Durante a cerimônia de abertura do torneio de blitzball, Tidus fica bravo quando a transmissão ao vivo zomba dos Besaid Aurochs. Agarrando um megafone, Tidus declara sua intenção de ganhar! Wakka está irritado, mas no final os Aurochs tornam sua declaração uma realidade...
Memórias amargas
Para o jovem Tidus, seu pai era uma pessoa horrível que desprezava e menosprezava o próprio filho. No navio para Kilika, Tidus lembra como ele se sentia naquela época e executa a assinatura de seu pai, o Jecht Shot, para afastar as amargas lembranças.
A verdade da jornada da summoner
Tidus aprende uma verdade cruel no lar sitiado dos Al Bheds: se um summoner completar sua peregrinação, realizando a Final Summoning para derrotar Sin, o summoner morrerá. Lamentando seu comportamento impensado anterior, Tidus resolve salvar Yuna, custe o que custar.
Penetras no casamento
Depois que Yuna desaparece em Bikanel Desert, ela é forçada a se casar com Seymour já morto, mas não enviado, no templo principal de Yevon em Bevelle. Tidus e seus amigos romperam a forte segurança de Bevelle e invadiram a cerimônia de casamento, tudo para salvar Yuna.
O beijo mais puro
Na fonte sagrada, Tidus tenta animar uma Yuna desanimada, sugerindo que eles vão para Zanarkand, onde ele cresceu. E, no entanto, os dois sabem que este é um sonho inatingível. Vendo o rosto manchado de lágrimas de Yuna, Tidus abraça a jovem summoner e os dois compartilham um beijo.
O sonho vivo
De pé diante das inúmeras estátuas da fayth que estão em Mt. Gagazet, Tidus descobre uma verdade chocante de um garoto misterioso - a personificação de Bahamut. Parece que Tidus é apenas uma parte do sonho da fayth e esse sonho terminará quando ele e seus companheiros libertarem Spira da ameaça de Sin...
Confrontando seu odiado pai
Jecht espera nas profundezas de Sin, mas depois de dez anos separados, a reunião de pai e filho também será uma despedida. Sentindo as desajeitadas tentativas de carinho de seu pai, Tidus não pode deixar de chorar. Ele mergulha na batalha final para libertar Jecht com suas próprias mãos.