Irmão gêmeo de Edgar, rei de Figaro. De sangue quente e musculoso, Sabin vê o Império Gestahliano como seu inimigo jurado. Seu pai, o rei, morreu inesperadamente quando Sabin tinha dezessete anos. Sem interesse em competir pelo trono, ele ganhou sua liberdade em um sorteio com seu irmão. Por dez anos, Sabin treinou artes marciais no topo do Monte Kolts sob a tutela do Mestre Duncan. Quando ele finalmente se reuniu com seu irmão, ele descobriu que o Império havia quebrado sua aliança com Figaro. Isso o inspira a exercer abertamente os punhos temperados em oposição ao imperador Gestahl."

Falas memoráveis
"Você pensou que eu era um... urso? Acho que vou, hum... tomar isso como um elogio!" - No Monte Kolts, rindo de Terra, que o confunde com um urso.
Sabin não se ofende com o comentário rude de Terra; de fato, ele ri. A natureza animada de Sabin é uma de suas qualidades mais agradáveis.
"Ele sempre pensou em minhas necessidades antes das suas, desde que éramos pequenos. Acho que você deve confiar nele também."- Em Returner Hideout, para Terra, que hesita em trabalhar com os Returners.
Sabin deixou o país em busca de sua própria liberdade e ainda carrega um profundo sentimento de gratidão pelo irmão que lhe permitiu fazer essa escolha. O vínculo deles é forte; até o treinamento de monge de Sabin era, em última análise, para que ele pudesse apoiar melhor seu irmão, o rei, dos bastidores.
"Você pensou que algo como o fim do mundo me faria titubear?" - Em Tzen, depois de se reunir com Celes no World of Ruin.
Mesmo depois que o mundo entrou em colapso e seus companheiros foram jogados aos quatro ventos, Sabin nunca perdeu a esperança. Ele abriu um novo caminho com suas próprias forças. Sabin herdou sua atitude do mestre Duncan, que falou as mesmas palavras.
Cenas memoráveis

Discípulo vs. Discípulo
Vargas não apenas bateu no Mestre Duncan até deixá-lo à beira da morte, como também ataca o grupo de aventureiros com raiva. Sabin diz a seu colega discípulo Vargas que o mestre Duncan queria que Vargas fosse seu sucessor, mas suas palavras caem em ouvidos surdos. Assim, Sabin deve aceitar o desafio de seu rival.

Mergulho furioso no rio
Sabin mergulha da balsa no rio Lethe para acabar com o ataque implacável de Ultros. Após esse incidente, muito tempo se passa até que ele possa se encontrar com seus companheiros mais uma vez.

Sabin mantém seus hábitos musculares e bom caráter após a destruição do Mundo do Equilíbrio. Em Tzen, ele ergue uma casa desmoronada após o ataque de Kefka, dando tempo para uma criança lá dentro encontrar um resgate.