Um usuário de magia artificial que serve como o braço direito do imperador gestahliano. Uma injeção de poder mágico quebrou a psique de Kefka e o encheu de fome de destruição. Ele comanda as forças imperiais e brinca cruelmente com vidas humanas em todo o reino durante sua luta contra os Returners. Em pouco tempo, Kefka cria uma maneira de transformar espers mortos em pura magia. Ao dominar esse poder colossal, ele revive os deuses da magia há muito adormecidos, a Warring Triad. Kefka então mata o Imperador Gestahl, transformando-se em um ser de destruição que governa um mundo em ruínas.

Falas memoráveis
"Que poder magnífico! Vocês são nada mais que pulgas comparadas comigo agora! Abrace sua destruição... É o destino de todas as coisas."- Em Kefka's Tower, ao confrontar os heróis durante a batalha final.
Canalizando o imensurável poder da Warring Triad, Kefka pretende destruir tudo que não seja ele mesmo. Sua percepção de todos os outros como meros insetos demonstra seu desprezo por outros seres.
"Eu simplesmente não posso acreditar! Que chato."- No Palácio Imperial, enquanto expressava seu descontentamento por ter sido preso por seu papel em envenenar o Castelo de Doma. O hábito de Kefka de gritar triunfante, apenas para fazer beicinho meros momentos depois, faz parte de seu carisma palhaço.
"'Espere', ele diz... Pareço um garçom?"- No castelo de Doma, quando foge da perseguição de Sabin.
Com Sabin em seus calcanhares após o envenenamento de Doma, o palhaço maníaco tenta fugir do acampamento. Apesar das circunstâncias sombrias por trás do confronto, essa perseguição de gato e rato parece quase cômica.
"Você sabe, você realmente é um estúpido... Maldoso... Arrogante, chorão, mimado, traidor, inútil ... pirralho!!!"- No continente flutuante, entregando uma faca a Celes para que ela possa matar seus companheiros, apenas para gritar isto quando ele é esfaqueado.
Kefka, que adora ver o sangue dos outros, odeia sofrer qualquer dano a si mesmo. Ele surta ao ver sua ferida sangrenta e desce à loucura diante dos olhos do imperador.
"Hee-hee-hee... Eis! Um enorme filão de magicite!"- Na Thamasa, ao transformar as espers, que o atacavam, em magicite.
Depois de massacrar os espers e reivindicar suas almas cristalizadas, Kefka ri alegremente ao adquirir um "filão enorme" de magicite. A brutalidade distorcida de Kefka é totalmente revelada neste momento.
"Vida... Sonhos... Esperança... de onde eles vêm? E para onde eles vão...? Coisas sem sentido... Eu vou destruir todos eles! "- Em Kefka's Tower durante a batalha final.
Cada herói busca sua própria luz no World of Ruin, mas Kefka está cheio de vazio e trabalha para negar seus sonhos. Ele deseja um mundo de morte, que inevitavelmente culmina em um confronto com o grupo. A declaração dos heróis de suas razões individuais para viver antes da batalha final é um dos momentos mais memoráveis do jogo.
Cenas memoráveis

Invasão de Figaro
Kefka marcha para Figaro por ordem do imperador, apesar da longa história de relações amistosas entre os dois reinos. Com a aliança quebrada, fogo chove sobre o castelo, em um esforço para fumegar Terra.

A tragédia de Thamasa
O imperador ordena que Kefka para ir a Thamasa buscar a paz, mas Kefka secretamente espera tirar os espers do esconderijo e roubar seu poder. Kefka mata os espers e os transforma em magicite, depois se ignora suas ordens imperiais matando seu rival, o general Leo.

Um veneno covarde
Manter um certo nível de humanidade é habitual mesmo no campo de batalha, mas as regras da guerra não significam nada para Kefka. Dispensando seus subordinados, ele envenena o rio que fornece água ao castelo de Doma - matando todos os homens, mulheres e crianças dentro de seus muros.

Batalha pelo Esper congelado
Kefka invade Narshe, fazendo uma segunda tentativa de obter o esper congelado que Terra não conseguiu obter no início do jogo. Ele ordena que suas tropas matem qualquer residente que desobedeça e batalhe com os Returners.

Nem o Imperador Está Seguro
Depois da Thamasa, Kefka segue para o continente flutuante. Sua deferência ao imperador Gestahl termina aqui. Kefka usa o poder da Warring Triad despertada para matar Gestahl, a quem ele secretamente desprezava, e refaz o mundo inteiro.